• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Curiosidades 2019: 50 anos da chegada do homem à lua

2019: 50 anos da chegada do homem à lua

Em 20 de julho de 1969, 500 mil pessoas ao redor do mundo assistiram ao feito de Neil Armstrong

“É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. Há 50 anos, o mundo assistiu ao primeiro homem na Lua, o americano Neil Armstrong, que fincou a bandeira dos Estados Unidos no satélite natural da Terra.

A história do feito começa com a disputa entre americanos e soviéticos por hegemonia. Após a União Soviética lançar o primeiro satélite artificial na órbita terrestre e a viajar no espaço com Yuri Gagarin, os estadunidenses investiram pesado e concluíram a missão Apollo 11, com sucesso, quando Armstrong deu os primeiros passos na Lua.

A conquista lunar intensificou as pesquisas astronômicas, além de deixar heranças no nosso cotidiano, como termômetro, GPS, códigos de barras, micro-ondas, lentes de contato e frigideira de teflon, que foram utilizados na viagem. De tão eficientes, passaram a fazer parte do dia a dia da humanidade.

O último homem a pisar na Lua foi em 1972. Mas esse quadro está para mudar, a Agência Nacional Americana (NASA) já anunciou que enviará uma nova missão até 2024, além de construir uma base especial que servirá de entreposto para a viagem até Marte.

E não é só isso! Qualquer pessoa poderá visitar o satélite natural da Terra, inúmeras empresas já demonstraram interesse nesse segmento. As passagens já são vendidas por 200 mil dólares.

Ficou interessado no assunto? Filmes  podem te ajudar a entender mais sobre o feito histórico. Confira alguns deles:

Estrelas Além do Tempo
Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são três grandes amigas que trabalham na Nasa, na década de 1960. No período que a guerra espacial entre Estados Unidos e Rússia está forte, o trio de matemáticas irá comprovar suas competências em meio ao preconceito racial. 

O Primeiro Homem
A vida e os medos de Neil Armstrong (Ryan Gosling), o primeiro homem a pisar na Lua, são os focos desta produção. Outros lados pouco explorados pelo cinema, como a família do próprio astronauta, estão no longa-metragem que conta com a direção de Damien Chazelle.

The Last Man on the Moon
O documentário revela como foi a expedição de Eugene Cernan, que pisou na Lua em 1972 e deixou a marca das suas pegadas e as iniciais do nome da filha no satélite. Com depoimentos do próprio Cernan, o longa mostra como a experiência mudou a vida dele.

Leia também: O que você entende sobre Buraco Negro no espaço?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!