Em 20 de julho de 1969, 500 mil pessoas ao redor do mundo assistiram ao feito de Neil Armstrong

“É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”. Há 50 anos, o mundo assistiu ao primeiro homem na Lua, o americano Neil Armstrong, que fincou a bandeira dos Estados Unidos no satélite natural da Terra.

A história do feito começa com a disputa entre americanos e soviéticos por hegemonia. Após a União Soviética lançar o primeiro satélite artificial na órbita terrestre e a viajar no espaço com Yuri Gagarin, os estadunidenses investiram pesado e concluíram a missão Apollo 11, com sucesso, quando Armstrong deu os primeiros passos na Lua.

A conquista lunar intensificou as pesquisas astronômicas, além de deixar heranças no nosso cotidiano, como termômetro, GPS, códigos de barras, micro-ondas, lentes de contato e frigideira de teflon, que foram utilizados na viagem. De tão eficientes, passaram a fazer parte do dia a dia da humanidade.

O último homem a pisar na Lua foi em 1972. Mas esse quadro está para mudar, a Agência Nacional Americana (NASA) já anunciou que enviará uma nova missão até 2024, além de construir uma base especial que servirá de entreposto para a viagem até Marte.

E não é só isso! Qualquer pessoa poderá visitar o satélite natural da Terra, inúmeras empresas já demonstraram interesse nesse segmento. As passagens já são vendidas por 200 mil dólares.

Ficou interessado no assunto? Filmes  podem te ajudar a entender mais sobre o feito histórico. Confira alguns deles:

Estrelas Além do Tempo
Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são três grandes amigas que trabalham na Nasa, na década de 1960. No período que a guerra espacial entre Estados Unidos e Rússia está forte, o trio de matemáticas irá comprovar suas competências em meio ao preconceito racial. 

O Primeiro Homem
A vida e os medos de Neil Armstrong (Ryan Gosling), o primeiro homem a pisar na Lua, são os focos desta produção. Outros lados pouco explorados pelo cinema, como a família do próprio astronauta, estão no longa-metragem que conta com a direção de Damien Chazelle.

The Last Man on the Moon
O documentário revela como foi a expedição de Eugene Cernan, que pisou na Lua em 1972 e deixou a marca das suas pegadas e as iniciais do nome da filha no satélite. Com depoimentos do próprio Cernan, o longa mostra como a experiência mudou a vida dele.

Leia também: O que você entende sobre Buraco Negro no espaço?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui