Harmonize o seu almoço de Páscoa com vinhos

351

Vai reunir a família e os amigos para o almoço de Páscoa, que tal aprender a harmonizar a refeição com um bom vinho?

Os pratos à base de peixes e chocolates não podem faltar na Páscoa. Mas, como combinar cada receita com o vinho adequado? A Zumm consultou a Casa Valduga – reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes –, para listar algumas dicas de harmonizações perfeitas para o seu almoço de Páscoa, veja:

Com o bolinho de bacalhau…
O Bacalhau já é uma iguaria tradicional nas refeições de Páscoa. O saboroso peixe pode render diversas receitas e, consequentemente, muitas variações. Se sua família é fã dos petiscos e adora bolinho de bacalhau, o ideal é harmonizar com espumantes mais secos. A dica aqui é o Casa Valduga 130 Brut.

Com a bacalhoada…
Se a tradicional bacalhoada é o prato escolhido para o dia, os vinhos tintos mais leves e frutados são uma excelente sugestão. Neste caso, é preciso ter cuidado com a seleção do rótulo, já que os taninos somados ao iodo naturalmente presente nos peixes podem deixar na boca um gosto metálico.

Para não errar, escolha um delicado Pinot Noir, mostrando que vinhos tintos podem sim ser harmonizados com peixes. Uma das características desta uva é originar vinhos com menor intensidade de cor e taninos moderados, sendo este o grande trunfo para torná-la a acompanhante perfeita do seu prato. A dica aqui é o Casa Valduga Terroir Pinot Noir.

Com o bacalhau à moda antiga…
No entanto, se o prato da ocasião for o bacalhau à moda antiga, também conhecido como bacalhau no leite, o sabor delicado combina muito bem com vinhos brancos jovens e que apresentem boa acidez. A dica aqui é o Casa Valduga Terroir Exclusivo Viognier.

Com carnes…
Contudo, se você não é o maior fã do tradicional peixe servido na Páscoa e prefere outros tipos de carnes, o cordeiro poderá ser uma excelente escolha. Neste caso, harmonize com vinhos que apresentem sabores mais intensos e com maior concentração de taninos. A dica aqui é o Villa-Lobos Cabernet Sauvignon.

Com a sobremesa…
Depois da refeição, é hora de correr para a sobremesa. E é claro que nada combina tão bem com Páscoa quanto o chocolate. Ovos, tortas ou bolos… não importa o que seja, contanto que esteja acompanhado de uma bela taça de vinho licoroso para fechar a refeição com chave de ouro. A dica aqui Casa Valduga 1875.

Lembre-se, os rótulos mencionados são apenas indicações, seguindo essas dicas você conseguirá harmonizar seu almoço de Páscoa com diversos rótulos. Boa harmonização!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui