• Mundo Zumm
  • Colunas
Início Colunas Direito Ambiente de trabalho X WhatsApp: quais os perigos?

Ambiente de trabalho X WhatsApp: quais os perigos?

A utilização dessa prática no ambiente de trabalho é um caminho sem volta e que exige certos cuidados na aplicação

É difícil imaginar, na Era da Tecnologia, a não-utilização de aplicativos de mensagens no ambiente de trabalho, em especial o WhatsApp, o mais utilizado e preferido por todos. Seja qual for o tamanho da empresa, lá está ele. É tão frequente que, muitas vezes, cria-se um grupo da organização ou de um setor dela, ou ainda de um determinado departamento. Todos conectados e interagindo.

Assim, muitas corporações adotam essa ferramenta, ainda que informalmente, como meio de comunicação no trabalho, tanto por permitir uma conversação rápida e dinâmica, já que independe de onde estejam os interlocutores e da hora do envio das mensagens, quanto por ser muito produtiva e econômica.

A utilização dessa prática no ambiente de trabalho é um caminho sem volta e que exige certos cuidados na aplicação. Caso extrapole os limites razoáveis do seu poder diretivo, pode gerar dissabores e responsabilidades para a companhia.

Por isso, é recomendável que se evite enviar mensagens fora do horário de expediente, principalmente com cobranças intensas acerca das atividades do colaborador, bem como exigir que o empregado leia e/ou responda as mensagens fora do período comercial – e, ainda, da mesma forma, encaminhar comentários desnecessários.

Esse uso desmedido, excessivo e irresponsável de aplicativos no ambiente de trabalho pode acarretar alguns malefícios na medida em que tal comportamento acaba invadindo a privacidade da pessoa que, ao ler a mensagem, fica preocupada, aflita, apreensiva com compromissos fora do expediente, gerando um estresse psicológico, além de prejudicar a sua produtividade.

Essas práticas estão sendo enfrentadas pelo Poder Judiciário e, em alguns casos, o empregador vem sendo obrigado a reparar o trabalhador por danos morais. Fugindo desses perigos, certamente a ferramenta trará muitos benefícios e um ambiente de trabalho saudável e prazeroso.

Ricardo Pelissari|OAB 144142/SP
Especialista em Direito do Trabalho
ricardo@gmpa.com.br


DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!