Parei de menstruar. E agora?

105

Entendida por muita gente como sinal de gravidez, a ausência de menstruação pode ter outras causas, que precisam ser investigadas. Saiba mais sobre como identificar o problema

Amenorreia é o termo médico dado para a ausência da menstruação durante um período em que esse sinal do ciclo reprodutivo feminino deveria acontecer. Ela é atestada quando as mulheres perdem pelo menos três ciclos menstruais consecutivos (amenorreia secundária) ou em meninas que não tiveram a primeira menstruação até os 15 anos (amenorreia primária) e em situação que é descartada a hipótese de gravidez.

Mas se não é um filho sendo gerado, menopausa ou consequência de medicamentos, o que pode ser?

Primeiro, saiba que a amenorreia não é necessariamente preocupante ou perigosa, embora deva ser entendida como um sinal de alerta, já que, por mais tentador que possa parecer, para muitas mulheres, não menstruar, a ausência demonstra uma anormalidade no funcionamento do corpo.

Segundo o ginecologista Fabio Laginha (CRM/SP 105166), para o site “Minha vida”, uma série de hábitos e até mesmo doenças podem ser a causa – quando os motivos mais comuns e listados acima são excluídos. Entre os mais “naturais”, aparecem excesso de atividade física, dietas muito restritivas, baixo peso, estresse e ansiedade, obesidade, depressão, sono insuficiente e desequilíbrio hormonal. Por outro lado, problemas mais sérios podem estar por trás desse “sumiço”, como síndrome dos ovários policísticos, distúrbios da tireoide, tumor na hipófise, menopausa prematura e também disfunções dos órgãos sexuais.

Dessa forma, é importante procurar um médico, ginecologista ou endocrinologista, para descobrir a “sua” causa − o que será possível após uma conversa sobre histórico familiar e de saúde, além de vários exames, como de sangue (incluindo FSH, LH, Prolactina, TSH, T3 e T4, entre outros) e ultrassonografia pélvica.

O tratamento, portanto, dependerá do que ficar constatado.

Leia também: Cor do verão: é seguro usar bronzeador?

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui