Aplicativo Olio: evite o desperdício de alimentos

106

O aplicativo permite localizar usuários próximos e anunciar gratuitamente o que sobrou do jantar

Segundo a Organização das Nações Unidas, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada ou se perde ao longo das cadeias produtivas de alimentos. Esse número representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta.

O aplicativo Olio, criado por Saasha Celestial-One e Tessa Clark, é uma plataforma que chegou para diminuir essa porcentagem de comida desperdiçada. O “app” usa a geolocalização para identificar usuários próximos e permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou na casa ou de um estabelecimento comercial.

A principal ideia do aplicativo é diminuir o desperdício dos alimentos e também atingir as pessoas que não tem o que comer. É possível alcançar essas pessoas, mesmo que elas não tenham acesso ao aplicativo. Ao observar um anúncio, os usuários podem avisar Ongs ou até mesmo voluntários que distribuem alimentos pelas cidades, facilitando o trabalho.

Para “anunciar”, basta fotografar o alimento disponível para doação e fazer uma pequena descrição, os que estiverem na redondeza receberão uma notificação do que está sendo ofertado.

O aplicativo já possui 635 mil usuários e já compartilhou 1.138.886 porções de alimentos em 32 países. No Brasil, já está disponível para download na Play Store ou App Store, porém com poucos usuários. O objetivo é que a plataforma esteja presente no mundo inteiro até 2025.

Leia também: 6 tendências tecnológicas que contribuem com o meio ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui