Entre as mais ativas do Brasil, entidade mantém-se consagrada na realização de festivais para o mercado e universidades e até cria prêmio para celebrar a data

Criada para dar voz e fomentar o meio publicitário na cidade e região, a APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) chega, em 13 de agosto de 2019, aos 35 anos de atividade.

Neste período, a entidade ganhou prestígio nacional, modernizou-se, qualificou profissionais do marketing e da publicidade e fortaleceu o mercado na mais nova região metropolitana do Estado de São Paulo – 34 municípios, mais de 1,7 milhão de habitantes em 2018, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e responsável por 2,95% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista em 2016.

“A APP Ribeirão é uma conquista para os profissionais do interior. Antes, nossas ações se concentravam aqui na cidade, mas ganhamos reconhecimento e credibilidade. Hoje, agências de todo o país se inscrevem em nossos festivais. São mais de 1.500 peças e 5.000 participantes. Nossa parceria com o Festival El Ojo de Iberoamerica, da Argentina, lança trabalhos de talentos regionais mundo afora. A APP Ribeirão é incansável em sua missão de fazer da Publicidade uma das atividades profissionais de maior expressividade nacional”, afirma Toni Valente, presidente da entidade nas gestões 2005/2009 e 2015/2019.

Confira imagens da comemoração de 35 anos

Festivais consagrados

A associação criou e mantém cinco festivais do setor em atividade e, a cada ano, em franca expansão. O mais antigo é o FestVídeo (Festival de Vídeo Publicitário), nascido em 1990. O FestGraf (Festival de Publicidade de Mídia Impressa) é de 1992. O FestAudio (Festival de Áudio Publicitário) existiu de 1992 a 2002, ano em que se transformou em FestDigital (Festival On-line e Áudio Digital). E por último, mas não menos importante, há o Fest´In (Festival Universitário de Propaganda do Interior), de 2002, exclusivamente focado na formação e na premiação dos estudantes de ensino superior da área.

“A riqueza da Publicidade brasileira advém, acima de tudo, de sua pluralidade, diversidade, variedade e amplitude de horizontes. Acreditamos no talento criativo nacional e vemos com muito otimismo a existência de forças locais com representatividade regional e organizadas em torno da comunicação de marcas. Nesta data festiva, desejamos vida longa a APP Ribeirão”, comemorou Marianna Souza, presidente Executiva da APRO (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais), entidade sem fins lucrativos que representa os interesses de produtores publicitários e de conteúdo há mais de 40 anos.

Na 29ª edição do FestVídeo, que recebeu mais de 1.000 profissionais da indústria da comunicação em 3 de abril deste ano, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, foi entregue o Prêmio “APP Ribeirão 35 Anos” para agência que mais pontuou. A vencedora foi a NovaMCP, de Assis (SP), que faturou sete troféus (quatro de ouro, dois de prata e um bronze) em seis categorias. O troféu foi entregue pelo presidente da APP Brasil, Ênio Vergeiro. Um dos mais importantes do interior do país, o FestVídeo faz parte dos calendários oficiais de eventos de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo.

Inovação constante

Ao longo de seus 35 anos, a APP Ribeirão marcou sua trajetória com grandes conquistas, como a aquisição de uma sede, inaugurada em 4 de novembro de 2007. Além de ser a única entidade do setor a manter versões impressa e digital da revista Canto do Galo, a APP Ribeirão inovou em seus canais de comunicação: criou um portal de Internet, todos os festivais ganham hotsites exclusivos, o programa de TV APPTV é veiculado no site e no canal da entidade no Youtube e desde 1995 promove networking para as categorias atendidas com o “Encontro dos Publicitários”, que reúne profissionais e estudantes.

A partir de 2019, a APP Ribeirão adotou o Ecard, a carteirinha digital para os associados, em substituição à impressa. Ela pode ser acessada via smartphone e tem, além de dados cadastrais que identificam a pessoa ou a empresa como membro da entidade, informações sobre convênios, calendário de eventos e notícias. “A APP Ribeirão tem orgulho de, nesses 35 anos, ter trabalhado de forma ativa e constante para promover o setor da Publicidade e da Comunicação, uma indústria limpa e que contribui de maneira importante para a economia nacional”, salienta Toni Valente.

“A APP Ribeirão tem se destacado nos últimos anos por fomentar e ampliar a representatividade da Publicidade e do Marketing de uma região estratégica do Estado de São Paulo. Quando o mercado trabalha unido, nossa atividade se fortalece. Somos um setor que gera empregos, cria riquezas, constrói marcas fortes e atua como um grande fiador da liberdade de imprensa. Em nome de todos os nossos associados desejo vida longa ao capítulo Ribeirão Preto. Parabéns, APP Ribeirão, pelos seus 35 anos”, saudou Mário D´Andrea, presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Leia também: Startup ribeirão-pretana Carefy figura na lista das 100 Open Startups

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui