Chegam as festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo, e buscamos confraternizar junto às pessoas que amamos. Para uma comunicação efetiva, uma das vias fundamentais é a audição!

Ter a audição plena nos faz estar em totalidade em qualquer ambiente. Quando a pessoa começa a ter perda auditiva, é comum não perceber. Muitas vezes, são trocas no entendimento da fala – o famoso “escuto, mas não entendo” –, zumbido e, até mesmo, a percepção dos familiares do problema que se inicia.

É fundamental que se procure ajuda o mais cedo possível, pois as perdas auditivas podem trazer acometimento nas habilidades cerebrais, como atenção, memória e entendimento de fala, podendo levar a quadros de baixa autoestima e depressão.

O fonoaudiólogo pode auxiliar você a tirar o melhor proveito da conversa, com efetividade, recursos tecnológicos e estratégias que maximizam o potencial auditivo e comunicativo. Buscar por um tratamento assim que perceber dificuldades faz com que seu cérebro não se prive do estímulo auditivo e comunicativo, e isso favorece a reorganização do sistema nervoso central e plasticidade cortical e auditiva.

Para mais esclarecimentos e orientações, a Sonido está à disposição!

Flávia Araújo Santos
Fonoaudióloga (CRFª 2 – 11.140)
no Centro Auditivo Sonido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui