Bacalhau: bom para o paladar e para a saúde!

360

Um dos pescados mais amados pelos brasileiros, o bacalhau oferece vários benefícios para a saúde

O brasileiro se tornou fã de carteirinha do bacalhau, especialmente, durante a quaresma e a páscoa. Esse pescado é uma herança dos portugueses, pois, na época da colonização eles precisavam de alimentos que não fossem perecíveis para que suportassem as longas navegações em alto mar.

Para se ter uma ideia do quão eles amam esse peixe, em Portugal, essa iguaria é conhecida como “fiel amigo”. E este termo não é para menos, pois, o bacalhau oferece uma série de benefícios a saúde. Pesquisas mostram que muitos brasileiros, até mesmo aqueles que não seguem alguma crença religiosa, não perdem a oportunidade de saborear o bom e velho bacalhau.

Conheça algumas das propriedades benéficas do peixe, de acordo com a nutricionista consultora da Banca do Ramon, Juliana Tomandl:

Ajuda a proteger a pele
Isso acontece devido à presença da vitamina A que possui ação protetora sobre a pele, mucosa e visão. Tomandl diz que essa vitamina ajuda na prevenção de acnes e espinhas, além de deixar a pele menos oleosa.

Oxigenação celular
Alguns fatores interferem na cicatrização de feridas, entre eles, está a falta de oxigenação, que pode atrapalhar o processo de cura.  A vitamina E que também está presente no bacalhau, pode auxiliar o organismo na recuperação da pele danificada. Não é à toa que muitos médicos dermatologistas recomendam cremes com a vitamina E para eliminar manchas.

Equilíbrio hormonal
Outro nutriente muito importante e encontrado no peixe é a vitamina B12. Ela tem a função de estimular a produção das células do sangue, ajuda a manter o sistema nervoso, sistema de imunização do corpo e controla os níveis de glicose no sangue. “Sua falta pode causar fadiga, prisão de ventre, perda de apetite, perda de memória e até mesmo sentimento de tristeza recorrentes, além de outros sintomas no corpo devido a deficiência do nutriente”, explica Tomandl.

Formação de ossos e dentes
Quem ajuda nessa tarefa é o cálcio, é extremamente importante para o funcionamento do corpo. Além dessa função, também promove reações que estimulam a contração muscular, contração e expansão das artérias. De acordo com a nutricionista, é o mineral em maior quantidade no organismo, sendo que 99% do cálcio está localizado nos ossos e dentes.

Saúde cardiovascular
O bacalhau também é fonte de magnésio, que traz uma série de benefícios ao corpo, entre eles, a saúde do coração. O magnésio é essencial para manter regulado os batimentos cardíacos, proteger o coração do estresse muscular e ajudar no controle da pressão arterial.

Aliado dos músculos
No bacalhau também se encontra o sódio, que se usado na medida certa, auxilia no processo de contrações musculares, sendo assim, a deficiência deste mineral pode causar fraqueza nos músculos. “O sódio fornece energia para o metabolismo, transformando os carboidratos, proteínas e gorduras em macronutrientes e energia para o organismo. Mas, do mesmo modo que pode ser benéfico, em excesso é prejudicial ao corpo”, orienta a especialista.

Bom para a cabeça
Esse benefício que o bacalhau e outros peixes proporcionam não é novidade, afinal, o ômega 3 já é bem popular. Ele ajuda a melhorar as habilidades motoras, memória e concentração. Também previne o batimento cardíaco irregular e diminui a pressão sanguínea. “É uma gordura poli-insaturada e essencial ao organismo, porém, o nosso corpo não consegue produzi-la, então, a única maneira de obtê-la é consumindo alimentos que possuem essa propriedade, como o bacalhau ou outros tipos de pescados”, explica Tomandl.

Leia também: Três dicas para seu empanado de peixe ficar crocante

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui