• Mundo Zumm
  • Colunas
Início Colunas Digital de A a Zumm Big Data, dados e o marketing preditivo dos números

Big Data, dados e o marketing preditivo dos números

Que a gente vive no celular, isso não é novidade. Só no Brasil, o tráfego ao Facebook vem 90% dos smartphones e, no Instagram, 100% do acesso é mobile

A cada navegação, página acessada, teste realizado ou aplicativo baixado, estamos entregando nossos dados e comportamento para empresas e marcas. Esse rastro digital é utilizado para oferecer, além de ofertas, muito conteúdo. E aí que está a oportunidade de fato de marcas, negócios e serviços a fim de encontrarem um bom caminho para se conectar com possíveis consumidores: o entretenimento.

É isso que as pessoas buscam diariamente nas redes sociais e utilizar os dados e os números, para criar e entregar um conteúdo muito mais assertivo é o novo marketing. É possível ser muito mais predizível que previsível.

Entender que nem todo mundo é igual, tem hábitos, crenças e valores diferentes e, ao mesmo tempo, também pode ser tudo é mais que fundamental. É preciso criar o mesmo conteúdo para várias pessoas diferentes.

Por isso, fazer essa leitura do comportamento é essencial. E tem que ser apaixonado por problemas para ser criativo. Qual é a dor que posso ajudar a resolver com meu produto, meu negócio, com este conteúdo, que conecte com este consumidor que vou conhecer melhor por meio dos dados?

Temos três níveis para trabalhar com os dados disponíveis. O primeiro é o “test and learn”: teste o conteúdo para entender o público e aprender quem são eles e como falar com essas diferentes pessoas. O segundo nível é a “Personalização em escala”, em que eu envio a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa – nada mais que isso, se não vou errar o target. E o terceiro e mais importante é a “Inovação”.

Posso ser cada vez mais preditível e usar os dados para criar algo que antes era impossível sem os números. Por isso, entender o comportamento e investir em coleta e interpretação de dados para a criação de novas estratégias de marketing não é mais uma aposta, mas sim um passo assertivo que fará mágica no seu negócio. Enjoy it!

Eduardo Soares
Professor e Especialista em Mídias Digitais e
Vice-presidente da APP Ribeirão
@edusoaresprof

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!