• Mundo Zumm
  • Colunas
Início Colunas Agronegócio Brasil: potência alimentar e ambiental

Brasil: potência alimentar e ambiental

Fiquei impressionado com a gigantesca projeção mundial das queimadas na Amazônia, prejudicando nossa imagem arduamente conquistada na área ambiental

O Brasil é uma potência ambiental por ter mais de 61% do território preservado; por ter um dos códigos florestais mais rigorosos do mundo; e por ter uma das matrizes energéticas mais limpas entre os países. No episódio da Amazônia, tivemos reações frenéticas por parte de artistas, políticos mundiais e parcela da imprensa. Parecia que a floresta estava toda em chamas e que, em um mês, nada mais existiria lá – queimando cangurus, girafas, com uso de fotos de gente que morreu há 10 anos como se fosse a foto do dia, entre outros absurdos!

Foram declarações de nossos líderes obcecados com o tema de embargos às exportações brasileiras, de empresas internacionais, de autoridades de países com comportamento oportunista (internacionalização da Amazônia), de competidores internacionais do Brasil e de ambientalistas radicais com o irresponsável gesto de associar queimadas na floresta com a nossa produção e exportação de alimentos, entre outros. Parte da imprensa nacional e internacional escorregou feio, com manchetes absurdas e calamitosas, ajudando a piorar a situação.

A Amazônia é um tema muito delicado no mundo. Em mais de 25 anos realizando palestras fora do Brasil, posso afirmar isso! O fato é que a reação do governo foi tardia, porém está em andamento e precisamos torcer para que apresente bons resultados, mas não apenas em curto prazo. A Amazônia tem que ser exemplo mundial de preservação e sustentabilidade nas áreas econômica, ambiental e social para as 20 milhões de pessoas que lá vivem, para o Brasil usufruir de seus recursos e para o mundo manter esse patrimônio. Nosso país é uma potência ambiental e tem condições de alimentar muito mais gente no mundo de maneira sustentável!

Marcos Fava Neves
Engenheiro Agrônomo
Professor da FEARP/USP e EAESP/FGV
favaneves@gmail.com
www.favaneves.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!