Brasil recicla 500 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos

0
47
Destino final para as embalagens vazias de agrotóxicos | Créditos: Divulgação
Uma das etapas do processo de reciclagem: o país é líder nessa área | Créditos: Divulgação

País é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração

É do Brasil a liderança mundial sobre a destinação correta de embalagens plásticas de defensivos agrícolas! Ao todo, 94% de todas as embalagens plásticas primárias de agroquímicos comercializadas no mercado nacional são recicladas. Em 2018, o país atingiu a marca de meio milhão de embalagens corretamente destinadas, com o Sistema Campo Limpo.

O programa de logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos, foi criado em 2002, pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), para atender as leis que determinam o descarte correto desse tipo de material e atribuir a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição), responsabilidades compartilhadas. Veja uma apresentação da inPEV para entender como funciona:

Para um maior entendimento há um manual de orientação com uma explicação mais detalhada sobre as responsabilidades de cada setor, como preparar as embalagens, onde deixá-las, como lavá-las, quais são as responsabilidades dos revendedores, entre outras informações. 

Inovação a favor da sustentabilidade

De 94% das embalagens plásticas primárias devolvidas pelos produtores rurais encaminhadas para reciclagem ou incineração, 90% são reciclados, dando origem à matéria-prima para a produção de mais de 30 artefatos, entre eles novas embalagens que retornam para a indústria de defensivos ou outros segmentos da economia.

De 2012 a 2017, o descarte correto destes materiais permitiu ainda, economia de energia suficiente para abastecer 2,5 milhões de casas, a redução de resíduos em quantidade equivalente ao gerado por uma cidade de 500 mil habitantes em 11 anos, e também a redução de cerca de 625 mil toneladas de emissões de CO2 equivalente, ou 1,4 milhão de barris de petróleo não extraídos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui