Cabelos cacheados exigem cuidados específicos, entenda porque

339

Profissionais de beleza e saúde orientam sobre como manter os cabelos cacheados belos e saudáveis

Estamos na era do cabelo natural! Os lisos reinaram por muito tempo, mas os cacheados com volume voltaram a figurar nas passarelas, programas de televisão e nas ruas. Mas nem todo mundo sabe como cuidar dos cachos. Para mantê-los com aspecto bonito e saudável, é preciso realizar alguns cuidados específicos.

Os cabelos cacheados nascem lisos e começam a formar cachos ao longo do fio. “Essas ondulações dificultam que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas tornando-os secos, porosos e com aquele indesejado frizz”, comenta a hairstylist Gracy Balciunas.

De acordo com a profissional o ideal é lavá-los com água morna e produtos para cabelos cacheados sempre massageando o couro cabeludo com delicadeza. O condicionar deve ser aplicado somente nos fios e ao secar tire somente o excesso de água com uma toalha macia.

“Finalizadores diários como, por exemplo, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses ajudam a dar forma ao cacho. Tente secar os cabelos naturalmente e se possível faça hidratações duas vezes por mês no salão”, orienta Gracy.

Ainda de acordo com a hairstylist é preciso manter o corte em dia para evitar o ressecamento dos fios e prestar atenção ao couro cabeludo para ver se há caspa ou algum machucado. Se a resposta for positiva, é preciso consultar um tricologista.

Cuidado se estende a alimentação

Para ter cabelos fortes, nutridos e belos, é necessário estar atento ao que se coloca no prato. O fio de cabelo é composto de muitos elementos, por isso, é fundamental manter uma alimentação balanceada.

A nutricionista Débora Copelli de Lima, ensina que para um bom crescimento e qualidade dos fios é necessário incluir vitaminas no cardápio. A falta de vitaminas e minerais pode levar a perda de cabelo ou o aparecimento precoce de cabelos brancos.

As vitaminas do complexo B e, principalmente, a B2 são fundamentais. “Inclua carnes, peixes, frango e ovos. Outra vitamina B crucial é a biotina, ela promove o crescimento mais rápido do cabelo e está presente em alimentos como ovos, batatas doces e espinafre. O ferro pode ser encontrado no espinafre e carnes magras, ele ajuda a manter os folículos capilares saudáveis”, orienta a nutricionista.

O consumo de Zinco ajuda a combater a queda capilar. “Ele está presente nas ostras, espinafre, carne vermelha magra, leguminosas e ovos. O selênio, presente na castanha-do-pará, também evita a queda, mas cuidado porque muito selênio é tão ruim quanto pouco”, acrescenta Débora.

“Os ômegas 3 e 6 também são ótimos para parar a queda capilar e podem ajudar o cabelo a crescer. Inclua no cardápio o salmão, castanhas, sementes e óleos de grainha, girassol, sésamo, abóbora e coco”, finaliza a profissional.

Leia também: HONEY BLOND: confira dicas para iluminar o cabelo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui