Muito se fala em prevenção de câncer de mama, de próstata e de pele. Mas 2018 foi o marco para discutir a prevenção intestinal ou colorretal

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que nos anos de 2018 e 2019 sejam diagnosticados 36.360 novos casos de câncer colorretal (17.380 em homens e 18.980 em mulheres) no Brasil e cerca de 20 mil mortes pela neoplasia. É o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. Já nos Estados Unidos, o câncer colorretal é a quarta neoplasia mais diagnosticada em adultos e a segunda causa de morte por câncer, com mais de 50 mil mortes por ano no país

Por esta razão, a Sociedade Americana de Cancerologia mudou os protocolos de prevenção ao câncer colorretal o ano passado, uma vez que a prevenção é associada com significante redução na incidência dessa neoplasia por meio da detecção e da remoção dos pólipos adenomatosos e outras lesões que podem ser encontradas precocemente nos exames.

A recomendação do início da prevenção com a colonoscopia é aos 45 anos para pessoas com risco moderado de desenvolver o câncer: tabagistas, com sobrepeso e obesos, quem consomem bebidas alcoólicas, carne vermelha e alimentos processados, com baixo consumo de frutas e vegetais, sedentários, além daqueles que possuem história familiar de neoplasia e condições médicas como doença inflamatória intestinal e diabetes.

Nas demais pessoas, a prevenção com a colonoscopia deve ser iniciada aos 50 anos e manter-se até os 75 anos. A partir dessa idade, fica a critério do médico a solicitação do exame e a frequência da realização do mesmo.

Assim como em outros cânceres, a prevenção é sempre a melhor opção para se evitar tratamentos agressivos e até a morte por neoplasia. No caso dos tumores de intestino, um simples exame de colonoscopia pode promover a remoção das lesões precursoras do câncer e evitar que o paciente tenha qualquer desenvolvimento de tumores colorretais.

Dra. Marina de Cápua Chaguri | CRM/SP 131402
Médica Oncologista Clínica do
CTO – Centro de Tratamento Oncológico

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui