Melhorar a alimentação, realizar exercícios físicos com frequência e fazer as pazes com o espelho deixaram de ser tarefas árduas diante das inúmeras opções de academias, lojas e restaurantes especializados no universo fitness

Treinos com 30 minutos de duração, academias com aparelhos high tech, marmitas feitas por chefs especializados e que seguem à risca as dietas sugeridas pelos nutricionistas, restaurantes com preços justos e cardápios variados, que não deixam as refeições saudáveis caírem na mesmice… Poderia ficar aqui por horas descrevendo um cenário fitness mais que favorável para que você deixe a preguiça de lado e mude, totalmente, sua forma de encarar a alimentação e as atividades físicas. Mas acho melhor destacar alguns números que falam por si próprios, como o fato de o Brasil possuir mais de 33 mil academias registradas, de acordo com a ACAD Brasil (Associação Brasileira de Academias), tornando-se o segundo maior mercado do segmento no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos.

E os dados não param por aí! Segundo a IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), somos a quarta maior população mundial que frequenta esses estabelecimentos e estamos entre os 18 países com maior número de academias por habitante, somando mais de 8 milhões de clientes. Atualmente, o mercado fitness nacional fatura cerca de R$8 bilhões, que correspondem a 0,13% do PIB nacional e 3% do faturamento do setor de serviços. Tudo isso mostra que esse cenário não para de crescer, uma vez que, a cada dia, se renova para atender uma população que está mais informada sobre as necessidades de seguir uma rotina saudável.

Depois dessa enxurrada de informações, você não terá mais desculpas para começar! Dê o primeiro passo e se jogue na nossa matéria que destaca a opinião e os serviços de profissionais e empresas desenvolvidas para facilitar qualquer “complicação” que possa atrapalhar uma vida mais leve e feliz.

Como você se alimenta nos dias de hoje?

Receber críticas de familiares e amigos quando o prato da refeição não está tão saudável, ou seja, quando não possui verduras, legumes, uma boa quantidade de proteína e carboidratos bons, acabou se tornando um ato comum. Na realidade, muitas vezes, nós mesmos nos criticamos, pois sabemos que não estamos seguindo as regras de uma boa alimentação diária. Mas como chegamos a esse patamar de cobranças?

Para Vivian Cognetti, nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, um dos fatores que auxilia essa consciência atual é a informação mais acessível. “Em todos os meios de comunicação, incluindo as redes sociais, tem-se disseminado conteúdos sobre bem-estar, alimentação saudável e qualidade de vida. Assim, a falta de informação não é mais um argumento para o indivíduo ter hábitos ruins, uma vez que já sabe que tais alimentos não fazem bem para saúde”. No entanto, a nutricionista destaca o lado negativo dessa “enxurrada” de informações, porque, muitas vezes, as pessoas não possuem um filtro ou senso crítico para avaliar sua veracidade e se é ou não aplicável no caso dela em particular.

Vivian Cognetti

Dietas personalizadas

Antigamente, tomava como referência para emagrecimento uma dieta de poucas calorias, compartilhada com todos que tinham o objetivo comum. Com a evolução da ciência da nutrição, hoje é possível ter um olhar diferente para a forma de conduzir um processo de perda de peso saudável. “A questão matemática ainda é relevante. Entretanto, igualmente importante, é avaliarmos a qualidade do alimento que será consumido”, exemplifica Vivian.

A nutricionista também explica que, além de considerar o valor nutritivo do alimento e seus nutrientes, é preciso analisar o indivíduo como único, já que possui uma individualidade genética. “Ou seja, o que funciona muito bem para uma pessoa, pode não funcionar para outra” – um alerta para aqueles que vivem pedindo a dieta do coleguinha com a intenção de fugir da consulta com o nutricionista, seja por medo do resultado dos exames ou para economizar.

“Pensar em dieta como algo que ‘hora estou dentro, hora estou fora’ não é algo interessante. O ideal é ter isso como um estilo de vida, fazendo jus à origem da palavra que significa, do grego, ‘modo de viver’”. (Vivian Cognetti, nutricionista)

Rodízio Fit do Natsumi

Rodízio fit

Com o aumento da procura por uma alimentação mais saudável, o Natsumi Sushi, recém-inaugurado em Ribeirão Preto (saiba mais na página 38), uniu, em seu menu, sabor e ingredientes que trazem benefícios ao corpo, como peixes dos melhores fornecedores nacionais, verduras frescas, cogumelos orientais e legumes no vapor. “Desde a inauguração, trabalhamos com o rodízio fit, feito com sashimis variados e sushis e temakes sem nenhum acréscimo de arroz. A procura pelo prato tem sido surpreendente e tivemos um excelente retorno dos clientes, pois sabemos que não são todas as casas que oferecem esse tipo de produto”, revela Anderson C. Silva, sócio-proprietário do local.

Para completar os pedidos, seja no horário do almoço ou no jantar, a casa também conta com bebidas de baixa colorias, como os famosos chás verde, excelentes para acompanhar os pratos japoneses. Se você adora esse tipo de culinária, aqui seguem algumas dicas para deixar sua refeição ainda mais saudável: evite exageros e peça ao garçom pelo shoyu light (e, se quiser, dilua a sua porção com um pouco de limão).

 

Anderson C. Silva

Sob medida para seus objetivos

Nome de peso no cenário de esporte e bem-estar de Ribeirão Preto, a Acahdre Estrutura Fitness se destaca por, desde seu lançamento, oferecer um ambiente completo para a realização de diferentes atividades físicas, com o suporte do que existe de melhor em equipamentos, bem como de profissionais altamente qualificados – e são justamente eles que tornam a Acahdre tão especial. “Temos estrutura de academia grande e completa, mas com um atendimento personalizado, que aproxima o aluno da atividade, tornando-a mais acolhedora e divertida. Conseguimos reunir a grandeza de uma estrutura premium com um serviço realizado de acordo com objetivos individuais”, explica Mariana Curi, coordenadora de eventos e marketing.

E contrário ao que muitas pessoas podem pensar ao se deparar com a estrutura, as aulas, os pacotes, os parceiros… enfim, com tudo que a Acahdre tem a oferecer, seu custo-benefício é muito positivo, especialmente diante da praticidade que proporciona aos alunos. “Com a gente, quem vem treinar recebe todo o suporte para conquistar suas metas, incluindo personal trainer, nutricionista, fisioterapeuta e esteticistas. É um serviço completo para uma vida de qualidade”, garante Mariana.

É mais fácil (e barato)do que você imagina

Fundador da franquia Boragó há sete anos, Raphael Azenha Lamonica, também gestor e treinador da marca, abriu uma unidade em Ribeirão Preto com foco na cultura da alimentação saudável já enraizada na cidade.

“Costumo dizer que um dos grandes diferenciais do Boragó é o fato de funcionarmos o dia todo, oferecendo refeições com ingredientes frescos. Dessa forma, conseguimos atender nossos clientes na correria do cotidiano, principalmente, aqueles sem horários fixos”. (Raphael Azenha Lamonica, empresário)

A mesmice não faz parte do cardápio do restaurante, já que as opções saudáveis e personalizadas permitem que os frequentadores variem suas escolhas entre saladas e pratos combinados. “Trabalhamos com parceiros reconhecidos no mercado e que fazem entrega de verduras e legumes diariamente, de vez em quando até duas vezes ao dia. O carinho e o amor com os ingredientes também fazem a diferença, já que 90% dos itens são produzidos por nós”.

De acordo com Raphael, dá para comer fora de casa de maneira saudável e econômica, pois existem restaurantes que são sérios, prezam por qualidade e se preocupam com a saúde e o bolso dos clientes, assim como o Boragó. “É preciso derrubar algumas barreiras e acreditar nisso. O cliente deve pesquisar e escolher o lugar que mais lhe agrada, onde os sabores são inesquecíveis, que tenha um atendimento bacana e que a experiência seja única. Depois, pode fazer uma programação e incluir a alimentação saudável em sua rotina, permitindo que isso se torne um hábito e, tenho certeza, tudo fica mais fácil”.

Raphael Azenha Lamonica

Uma dieta só sua

Pioneiros em Ribeirão Preto na comercialização de porções alimentares saudáveis ultracongeladas e embaladas a vácuo, a Você + Fit trouxe também a produção de quantidades individuais que seguem às propostas alimentares passadas pelos nutricionistas dos clientes. “Contamos com produtos variados e acessíveis para todos os paladares”, explica Paulo Mello, sócio-proprietário do local.

Apostando na qualidade e na praticidade, o local conta com a maior diversidade possível de produtos voltados a linhas saudáveis, com diversas marcas renomadas nesse segmento, assim como refeições de produção própria. “Em nossas receitas fit, utilizamos temperos naturais. A embalagem a vácuo mantém as propriedades nutricionais, textura e sabor dos alimentos, como os feitos na hora”, destaca Juliana Seixas, também sócia-proprietária do Você + Fit.

Com fácil acesso, já que a loja se encontra na Avenida Presidente Vargas, uma das principais da cidade, além das opções no cardápio, o cliente pode escolher pelos congelados (disponíveis em freezers e etiquetados com cada ingrediente utilizado em sua produção) e pedir, ali mesmo, para que montem seu prato de acordo com os itens selecionados. “Cuidar da saúde é cuidar da alimentação. Não é preciso esperar ficarmos doentes para nos preocuparmos. Quando a alimentação é ruim, a medicina não funciona, e quando a alimentação é boa, a medicina não é necessária!”, afirma Fabrício Seixas, sócio proprietário do restaurante/loja.

Paulo Mello e Juliana e Fabrício Seixas

Uma academia democrática

Mais de 380 unidades Smart Fit espalhadas pelo Brasil em 24 estados e Distrito Federal. Além disso, também está presente em países vizinhos como México, Chile, República Dominicana, Peru e Colômbia. Isso mostra todo o potencial da rede. Desde sua abertura há 8 anos, a ideia era levar aos seus 1,4 milhões de alunos um espaço para a realização de inúmeras atividades físicas com profissionais de ponta, estruturas de alto padrão e preço justo. Assim, desembolsando apenas R$69 por mês (preço válido para a Unidade Neo. Outras unidades sob consulta), os ribeirão-pretanos têm à disposição aparelhos de musculação high tech (com botão de acionamento ao professor), assim como as aulas Smart Shape e Ritmos (dança), além do espaço Smart Box. Em Ribeirão Preto, a rede já possui três unidades: Neo: Avenida Maria de Jesus Condeixa, 600; Trio: Avenida Presidente Vargas, 1.265; e Shopping Santa Úrsula: Rua São José, 933. Agende uma visita e descubra que é possível investir na saúde e gastar pouco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui