• Mundo Zumm
  • Matérias
  • Zummcast
Início Matérias Cidade Clayton Guimarães é um dos palestrantes do Z360º Mundo Digital

Clayton Guimarães é um dos palestrantes do Z360º Mundo Digital

Evento realizado pelo Grupo Zumm reunirá palestrantes de peso no universo digital com cases que prometem inspirar empresários e consumidores finais

Clayton Guimarães, chapter director do Founder Institute, está na lista de palestrantes do Z360º Mundo Digital. Engenheiro eletricista formado pela USP e pela Escola Politécnica de Montreal, no Canadá, o empresário está conectado com startups desde quando elas ainda não eram conhecidas como tal.

“Por volta de 2005, eram chamadas de Empresas Juniores. De origem acadêmica, elas procuravam sobretudo pela eficiência, não à perfeição. Um perfil diferente de negócios que não estávamos habituados”, conta Guimarães.

Depois de edificar sua carreira em grandes empresas no Brasil, como a Whirlpool Corporation, o engenheiro eletricista sentiu a necessidade de colocar em prática tudo o que havia absorvido. Para isso, voltou a estudar, cursando mestrado e doutorado na USP, e abriu sua própria startup com a finalidade de desenvolver algo que fosse benéfico às pessoas.

“Minha primeira startup junto com amigos foi de mobilidade urbana. Em um ano e meio, chegamos a 100 mil usuários e 22 mil veículos na plataforma. Estávamos caminhando para sermos a maior plataforma de veículo do país sem ter um único carro próprio na nossa base. Isso é startup! Fazer mais com menos recursos”, destaca o empresário.

Em 2015, Guimarães mudou-se para Ribeirão Preto (SP) trazendo na bagagem o Founder Institute, instituição que ajuda a fomentar o empreendedorismo nos ecossistemas. “Vivi e absorvi muitas coisas no exterior, e isso me permitiu entender a transformação que o setor estava passando além de ter um networking fantástico! O Founder Institute é um organismo que empodera os ecossistemas das startups através de métodos mais eficazes de criação e de crescimento. Ribeirão Preto e região reuniam todas as condições para receber um programa de startups como esse”.

De acordo com o empresário, hoje, o Founder Institute é a maior lançadora de startups do mundo, presente em mais de 200 cidades em 65 países. Até o momento já se soma mais de 3.200 negócios nascentes, com um poderoso networking de mais de 4000 mentores.

A palestra de Clayton Guimarães no Z360º Mundo Digital

Na visão do engenheiro, quando falamos sobre esse novo mundo que as startups estão desenvolvendo, as pessoas tendem a se assustar. Isso porque as empresas exploravam suas ideias de uma mesma forma, esperando resultados diferentes.

“As startups estão penetrando em camadas que eram quase inatingíveis, como os bancos. Com o Nubank, por exemplo, as organizações tradicionais precisaram reinventar sua forma de pensar e agir para buscar novas conquistas, equipamentos e parceiros”, ressalta o palestrante.

O Z360º Mundo Digital servirá, segundo Clayton, como uma ponte importante para que cases assim sejam discutidos e avaliados. “É uma chance de mostrar que esse crescimento está ligado à visão de se relacionar com a necessidade das pessoas, para tornar a vida mais leve, fácil e proveitosa”, finaliza o empresário.

Leia mais: Talita Borges Paschoini do Luizalabs irá palestrar no Z360º Mundo Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!