Dias dos Pais? Brasileiro, você sabe como é… deixa tudo para a última hora!

Sai correndo do trabalho e, enquanto pega um Uber, olha os insights no celular do presente que pretende comprar para seu herói. Já pesquisou preços, comparou ofertas, modelos, possíveis lojas… Também viu suas redes sociais para verificar se havia alguma dica ou pista. Aproveitou que o trânsito estava apertado e conferiu, novamente, o saldo dos cartões e fez as contas do parcelamento e as vantagens das milhas.

Chegou! Desce apressado. Nem olha a vitrine e entra direto para não perder tempo. Um rápido ‘Olá!’ para a vendedora e logo mostra, na tela do celular, o produto escolhido, direto do Instagram da loja. Em menos de três minutos paga, divide no cartão e sai feliz pelo cupom que a gerente gentilmente enviou para o seu e-mail, o qual dá o direito que ele se cadastre em uma próxima promoção. Na saída, ainda aproveitou para colocar um sorriso no totem da entrada da loja, enquanto fazia um selfie para seu Stories mencionando a @ da loja e agradecendo o ótimo atendimento.

Essa rápida jornada de compra acontece diariamente, por um consumidor decidido e que não quer perder tempo, o que revela uma experiência que vai muito além do físico. Os clientes querem decidir como, quando e onde comprar. Hoje não importa se buscam um produto no seu e-commerce, fazem uma pergunta nas redes sociais ou vão até a loja física. Todo o processo tem que ser único, não importa o canal!

É preciso ser multicanal, Omnichannel. Essa estratégia otimizará sua presença em todos os ambientes, fortalecerá a marca e aumentará suas vendas. Usar a tecnologia é sempre uma boa forma de estimular o consumo e fidelizar seu público. Isso confere um peso enorme à marca, aumenta seu poder de influência sobre os compradores e estimula a fidelização de quem já teve uma experiência positiva de compra em qualquer canal da sua loja. É a maneira como os canais são combinados para se adaptar exatamente à jornada do cliente que faz toda a diferença. E deixe que o consumidor, na hora da compra, faça a escolha por você!

Eduardo Soares
Professor e Especialista em Mídias Digitais e
Vice-presidente da APP Ribeirão
@edusoaresprof

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