• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Mercado Como planejar um período sabático

Como planejar um período sabático

Se afastar um pouco do trabalho, pode ajudar no desenvolvimento pessoal e até mesmo profissional. Veja dicas de como aproveitar ao máximo esse afastamento voluntário

Ficar meses e até alguns anos afastado do trabalho pode parecer uma alternativa impensável. Contudo, esse afastamento voluntário, conhecido como período sabático, tende a ser possível com o planejamento certo.

Podendo ser mais produtivo do que se imagina, ele é uma “pausa” na carreira que exige metas e foco. “Para que o sabático entre no currículo como um diferencial, é preciso planejá-lo. Não como férias prolongadas, mas um momento de aprendizado e de reflexão sobre novos hábitos e comportamentos”, explica João Dantas, gerente de recursos humanos da Gi Group Brasil, multinacional italiana de RH.

Confira as dicas para o período sabático

Estabeleça metas: antes de sair para o período sabático, pense nos objetivos que deseja atingir. Estabeleça também formas de realizar e o tempo necessário.

Planeje suas finanças: para se dar ao “luxo” de pausar a carreira é essencial se preparar financeiramente. Faça um planejamento calculando quanto precisa economizar para atingir a meta. Verifique quanto poderá gastar e pesquise as alternativas para economizar.

Negocie com a empresa: cheque se o local em que trabalha aceita guardar a sua vaga enquanto se dedica ao projeto pessoal e quanto tempo poderá ficar afastado das atividades.

Procure outras fontes de renda: você precisará de dinheiro para se manter durante esse tempo. Empregos temporários, por exemplo, são uma ótima alternativa para complementar as economias e vivenciar novas experiências.

Aprenda algo novo: curta o período sabático ao máximo, aprendendo tudo o que puder. Faça trabalhos voluntários, invista em um novo idioma ou técnicas novas e diferentes.

Se prepare para voltar: na hora de procurar uma nova oportunidade, pesquise sobre a cultura das organizações na qual quer trabalhar. Entenda também como elas enxergam o afastamento voluntário.

Atualize seu currículo: conte sobre as habilidades adquiridas, experiências vivenciadas e como pode contribuir usando o que aprendeu durante o período sabático.

Leia mais: As profissões freelancer mais buscadas em 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!