Competição na França irá premiar atletas que coletarem lixo do oceano

316

A disputa acontecerá em uma praia de Marselha; ganhará quem coletar a maior quantidade de lixo na região

Uma competição diferente e muito necessária, tomará conta da praia Catalans et l’Escale Borely, em Marselha, na França, no dia 30 de maio. A Le Grand Défi (O Grande Desafio, em português) é uma iniciativa do atleta francês Emmanuel Laurin, fundador da Sauvage, organização em prol do meio ambiente. Ele já percorreu 120 quilômetros coletando lixos do Mar Mediterrâneo e agora estimula outras pessoas a fazerem o mesmo.

O desafio contará com 20 equipes de nadadores e caiaquistas a percorrer os oito quilômetros da praia coletando resíduos. Os atletas amadores serão acompanhados por profissionais, como o jogador de basquete Pierre Pelos e as nadadoras Margaux Chrétien e Camille Lacourt.

A iniciativa premiará três categorias: o primeiro lugar para quem coletar mais lixo, o segundo para quem achar os resíduos mais incomuns e o terceiro para aqueles que encontrarem o “Grand Saphir”, um objeto feito de plástico reciclado escondido ao longo do percurso. Como é uma iniciativa de conscientização e apoio ao meio ambiente, a quantia recebida pelas 3 equipes vencedores serão doadas para organizações de proteção ambiental, escolhidas por elas.

A iniciativa é um grande exemplo para o resto do mundo, inclusive para nós brasileiros, aqui estima-se que todo o ano são despejados cerca de 2 milhões de toneladas de dejetos nos mares (dados da Abrelpe). Dá para acreditar?

Leia também: Por um mundo sustentável

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui