• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Curiosidades Conheça a história do Dia Nacional do Teatro

Conheça a história do Dia Nacional do Teatro

O movimento artístico é um dos mais antigos do mundo e surgiu no Oriente como expressão religiosa; o teatro como arte surgiu no século VI a.C. na Grécia Antiga

Nesta quinta, 19 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Teatro. Você conhece a história dessa prática milenar?

A palavra teatro deriva do grego theaomai, que significa ter uma experiência intensa e envolvente. A prática surgiu no Oriente com a função de propagar crenças religiosas, já como expressão artística nasceu, no século VI a.C., na Grécia Antiga.

No Brasil, o movimento chegou no século XVI com o objetivo de espalhar crenças religiosas. Foi só no século XVIII, com a chegada da família real portuguesa, que o teatro ganhou ares de entretenimento, no qual o rei convidava companhias estrangeiras para se apresentar à nobreza.

A manifestações artísticas, genuinamente, brasileiras deram os primeiros frutos no século XIX com a comédia. A partir daí, cresceu de forma exponencial por todo o país. Porém, durante a ditadura militar, os artistas sofreram grande censura. Ao final do regime, o teatro pôde respirar livremente e voltar a exercer seu papel transformador na sociedade.

O Dia Nacional do Teatro foi aprovado em 2017 pelo projeto de lei 13.442/2017, no qual também institui o dia 19 de setembro como o Dia do Teatro Acessível, que celebra o direito de todos os cidadãos à cultura.

Agenda do Dia Nacional do Teatro em Ribeirão

Teatro Municipal
Espetáculo “Rei Leão” – 9h30/14h30
O rei da selva está chegando para fazer você e sua família se emocionarem com uma linda história de amor entre pai e filho.

Espetáculo “Viúva, porém honesta”20h30
O Dr. J.B., diretor do jornal ” A Marreta”, um dos jornais mais influentes do Brasil, se vê a frente de um problema: convencer sua única filha, que acabou de ficar viúva, a sentar-se. Para resolver a situação, o figurão contrata os maiores especialistas quando o assunto é sexo.

*Para mais informações, consulte o site do teatro

Leia também: Conheça os cinco carros mais inusitados já produzidos no mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!