• Mundo Zumm
  • Colunas
  • Zummcast
Início Colunas Agronegócio Criando valor com a origem do produto

Criando valor com a origem do produto

Os queijos Gruyère, por exemplo, são produzidos em uma região específica da Suíça, sendo que, desde 2011, só eles podem ser oficialmente designados de tal maneira

Uma das grandes possibilidades de diferenciação no agronegócio é a identidade de origem. Os queijos Gruyère, por exemplo, são produzidos em uma linda região específica da Suíça desde 1110. Mas foi só em 2011 que receberam o reconhecimento da União Europeia, o que fez com que somente queijos dessa região possam oficialmente usar tal designação.

O queijo Gruyère é produzido há mais de um século | Crédito: Divulgação

Seus diferenciais estão no preparo e especificação do leite, transformação, maturação e qualidade. Existem ainda aspectos ligados aos tipos de pastos, alimentação livre dos animais no verão e com feno no inverno, sem silagem; grande controle de qualidade e certificação dos que participam.

As fazendas produtoras de leite têm placas na entrada, identificando a marca, e, com isso, vai se conquistando intimidade com o consumidor final e desenvolvendo orgulho na região com a valorização daquilo que é feito pela comunidade. Do total de queijo produzido pela região, 60% ficam na Suíça, cerca de 30% vão para EUA, França e Alemanha, e os demais 10% estão pulverizados em diversos países.

No Brasil, já temos muitas iniciativas de identidade de origem dos produtos, em vinhos, queijos, café, entre outros, mas temos que fortalecer mais essa oportunidade de diferenciar produtos pela origem no mercado nacional e internacional. Com a revolução das mídias sociais, abrem-se mais chances de contar nossa história e conseguir fãs em todas as partes do mundo.

Marcos Fava Neves
Engenheiro Agrônomo
Professor da FEARP/USP e EAESP/FGV
favaneves@gmail.com
www.favaneves.org

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!