Dia do consumidor: dicas para quem compra e quem vende nesta data!

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Consumidor, empresários e lojistas devem se preparar para as promoções que ocorrem durantes esta data

O dia 15 de março é lembrado por celebrar o Dia Mundial do Consumidor. A comemoração traz a oportunidade de empresas, lojas e dos próprios consumidores relembrarem os seus direitos e o papel importante diante da economia mundial, além de dar uma ajudinha para quem procura produtos com desconto.

André Silva, docente da área de gestão e negócios do Senac Ribeirão Preto, separou algumas dicas para consumidores e lojistas aproveitarem essa data da melhor forma:

Atenção consumidor:
O docente afirma que é preciso ter cautela neste período promocional, no qual as ofertas estimulam o desejo da compra, principalmente no ambiente virtual. “O incentivo ao adquirir um produto praticamente dobra durante o mês de março, fomentado pelo Dia do Consumidor. Mas é preciso atenção no consumo. Geralmente, compras por impulso, sem pesquisas, acabam gerando arrependimento”, ressalta André.

Ele ainda destaca 3 pontos importantes a se avaliar antes de finalizar a compra: necessidade, preço do produto e valor do frete. “É preciso avaliar a necessidade, pesquisar preços e verificar condições de frete; neste ponto, a internet é uma grande aliada para fazer comparativos.”

Atenção lojista:
Para auxiliar lojistas nas ações de fidelização com os consumidores, André separou algumas dicas:

– Identifique os hábitos do seu público e faça ações personalizadas;
– Saiba em quais canais eles estão presentes e com qual linguagem deve se comunicar;
– Esteja disponível para dar apoio aos clientes, inclusive quando estão insatisfeitos;
– Tenha uma equipe qualificada, pronta para agir com técnicas adequadas a cada momento;
– Fortaleça o pós-venda e mantenha o cliente por perto e satisfeito.

O especialista também reforça que, neste Dia do Consumidor, é importante que as lojas direcionem esforços para conhecer o perfil do público que atendem, para saber como se comunicar e estabelecer um vínculo de confiança. “Utilizar ferramentas tecnológicas para estar sempre disponível para esclarecer dúvidas é outro ponto que ajuda a determinar o sucesso da loja ou empresa em jogo”, explica André.

“O consumidor é a figura de maior importância para o comerciante e precisa ser impactado de maneira personalizada e atenciosa”, finaliza o docente.

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