• Mundo Zumm
  • Colunas
Início Colunistas Alejandro Blanco Dicas e truques na cozinha

Dicas e truques na cozinha

Descubra alguns macetes que facilitarão sua vida entre panelas e receitas!

1)Para tirar o cheiro dos temperos, esfregue aço inox nos dedos (talheres, por exemplo) enquanto deixa as mãos em água corrente. Existem até sabonetes de aço inox feitos especialmente para neutralizar odores, sabia? Outra opção é deixar as mãos embaixo de água corrente por, no mínimo, 20 segundos. Parece loucura, mas funciona!

2) Se colocar a carne no congelador por bastante tempo, será más fácil cortá-la para servir em forma de carpaccio.

3) Mantenha a manteiga no congelador e, depois, rale para assar bolos. Ela se mistura na farinha e derrete mais facilmente.

4) Coloque uvas congeladas em seu vinho para mantê-lo refrigerado.

5) Não deixe o vinho restante ser desperdiçado. Congele em cubos e use para adicionar a molhos como o bolonhesa.

6) Para grelhar suas postas de salmão com sucesso, mergulhe-as por 10 minutos em água muito salgada e com gelo. Assim, as postas não desmancharão na grelha!

7) Experimente outros temperos além de sal e pimenta! Tente, por exemplo, polvilhar um cubo de caldo de galinha esmagado sobre um frango inteiro antes de assá-lo ou adicione um pouco de molho de soja ou vinho para aumentar o sabor do seu molho.

8) Adicione uma pitada de vinagre na água ao ferver os ovos. Isso lhe ajudará a descascá-los mais facilmente.

9) Se seus limões não estão produzindo suco suficiente, coloque-os por 20/30 segundos no micro-ondas.

10) Faça pão sírio instantâneo! Basta adicionar, em uma caneca, farinha de trigo e duas colheres de chá de azeite, e colocar, lentamente, água fria até obter uma massa macia e suave, que deixe a tigela limpa. Divida a massa em bolas, estenda para uma espessura de 2mm e depois frite em uma panela antiaderente sem óleo até ambos os lados ficarem com manchas douradas por toda parte.

11) Embora a casca dura do parmesão, do pecorino e do grana padano seja difícil de ralar, é uma pena desperdiçar queijos tão caros. Adicione a casca inteira quando estiver “suando” a cebola no primeiro estágio de um risoto ou molho. Ela dará muito sabor ao prato e evitará o desperdício − não se esqueça de removê-la antes de servir!

Alejandro Blanco
Coordenador do Espaço Gourmet
do RibeirãoShopping, graduado em
International Culinary Arts and Food
Science pela University of West London

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!