É possível programar a menstruação?

79

Especialista explica sobre uma das formas de controlar o ciclo menstrual, aproveitando sem preocupações atividades e viagens que podem ser prejudicadas por “aqueles dias”

Que mulher nunca marcou uma piscina com os amigos e foi surpreendida pela menstruação? Ou sofreu durante uma viagem que acabou coincidindo com “os dias vermelhos”? Todas, não é mesmo?! Mas você sabia que é possível programar seu ciclo menstrual?

Com os tratamentos atuais, isso se tornou viável graças à contracepção estendida planejada, que pode ser aplicada de diversas formas. Tanto que, segundo a Dra. Eliana Aguiar Petri Nahas (CRM/SP 60397), membro/secretária da Comissão Nacional de Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, 34% das mulheres optaram pelo regime estendido por razões relacionadas à qualidade de vida.

A médica explica que o método mais utilizado é o uso da pílula anticoncepcional de forma ininterrupta (todos os dias do mês) por até 120 dias – escolha que deve ser feita em parceria com o ginecologista. Para tal, é necessário considerar as condições da saúde da paciente e o seu estilo de vida.

Ainda de acordo com Eliana, estudos recentes mostram que planejar o ciclo dessa forma não oferece riscos diferentes daqueles observados ao uso de pílulas no regime convencional (com pausa mensal), desde que alinhado a exames complementares e acompanhamento ginecológico. Mesmo fazendo parte da vida da mulher, a menstruação pode ser um transtorno e causa de diversos sintomas adversos à rotina e aos planos.

Leia também: OMS: conheça a lista de exames para prevenção e tratamento de doenças

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui