• Mundo Zumm
  • Matérias
  • Zummcast
Início Matérias Saúde É possível programar a menstruação?

É possível programar a menstruação?

Especialista explica sobre uma das formas de controlar o ciclo menstrual, aproveitando sem preocupações atividades e viagens que podem ser prejudicadas por “aqueles dias”

Que mulher nunca marcou uma piscina com os amigos e foi surpreendida pela menstruação? Ou sofreu durante uma viagem que acabou coincidindo com “os dias vermelhos”? Todas, não é mesmo?! Mas você sabia que é possível programar seu ciclo menstrual?

Com os tratamentos atuais, isso se tornou viável graças à contracepção estendida planejada, que pode ser aplicada de diversas formas. Tanto que, segundo a Dra. Eliana Aguiar Petri Nahas (CRM/SP 60397), membro/secretária da Comissão Nacional de Climatério da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, 34% das mulheres optaram pelo regime estendido por razões relacionadas à qualidade de vida.

A médica explica que o método mais utilizado é o uso da pílula anticoncepcional de forma ininterrupta (todos os dias do mês) por até 120 dias – escolha que deve ser feita em parceria com o ginecologista. Para tal, é necessário considerar as condições da saúde da paciente e o seu estilo de vida.

Ainda de acordo com Eliana, estudos recentes mostram que planejar o ciclo dessa forma não oferece riscos diferentes daqueles observados ao uso de pílulas no regime convencional (com pausa mensal), desde que alinhado a exames complementares e acompanhamento ginecológico. Mesmo fazendo parte da vida da mulher, a menstruação pode ser um transtorno e causa de diversos sintomas adversos à rotina e aos planos.

Leia também: OMS: conheça a lista de exames para prevenção e tratamento de doenças

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!