Energia do sol: nova tendência imobiliária

146

Captando a luz solar, o sistema fotovoltaico é uma tecnologia já usada em países desenvolvidos, que colabora com o meio ambiente e ainda valoriza o imóvel

Ele não é mais novidade. Pelo contrário, muito tem-se falado dele, especialmente porque gera energia limpa e renovável, preservando o meio ambiente. Mas, no Brasil, o sistema fotovoltaico ainda dá os primeiros passos – finalmente seguindo a tendência que já existe em países desenvolvidos. Mas, afinal, como funciona essa energia?

É simples! Primeiro, é preciso instalar painéis fotovoltaicos no telhado ou cobertura de sua casa. Por meio deles, a luz do sol será captada e, então, transformada em energia elétrica contínua. No interior da casa, um inversor – que é outro aparelho que deve ser instalado por uma empresa com técnica e tecnologia certificadas – tem a função de converter essa energia em corrente alternada, aquela que precisamos para que as coisas funcionem. É ela que será enviada para o quadro de energia da residência e distribuída para as tomadas e lâmpadas.

Esse sistema, muitas vezes, ainda produz mais energia que a consumida pelos moradores. Mesmo assim, ela não é desperdiçada! Isso porque o excesso de energia é absorvido para a rede elétrica da concessionária, gerando “créditos” para serem utilizados à noite ou nos próximos meses.

Os equipamentos usados nesse sistema possuem vida útil de 25 anos e também garantem a valorização do imóvel para o futuro. Então, além de ajudar a natureza com uma fonte de energia limpa e renovável, você ainda faz um investimento!

Fabinho Said
Jornalista
@fabinhosaid
@programaforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui