Ensino continuado em oncologia

82

Vivemos uma fase de ouro com o surgimento de novos medicamentos e técnicas, tornando imperativa a necessidade frequente de estudo e discussão médica

Dentro das premissas da Medicina, a mais importante delas trata da relação médico/paciente, sendo seguida da que se refere à constante atualização técnico-científica do médico em relação aos novos tratamentos disponíveis.

Essa modernização necessária em todas as especialidades é muito intensa na oncologia, pois vivemos uma fase de ouro com o surgimento de novos medicamentos − principalmente aqueles que modulam a imunidade, voltando-a contra o câncer (a imunoterapia). Com essa profusão de novas informações e a grande quantidade de trabalho a que os médicos são submetidos, encontrar um horário para fazer essas atualizações é uma tarefa gigantesca, que os profissionais cumprem participando de congressos médicos.

Entretanto, apenas esses não conseguem acompanhar o frenético ritmo do surgimento de novos estudos na oncologia. Dessa forma, ao mudar para as novas instalações do CTO, em junho de 2018, montamos uma sala de convenções equipada com videoconferência e todas as comodidades possíveis para estudo e discussão, além de implementarmos um calendário de atualizações que se encerrou em 5/12.

No período de seis meses, realizamos 18 sessões de atualização clínica, sempre em dias de semana e após os atendimentos diários, contando com convidados nacionais e internacionais, alguns presencias e outros por videoconferência, bem como com a participação importante de colegas oncologistas e cirurgiões de outros serviços de oncologia de Ribeirão Preto e região. Também realizamos sessões internas todas as sextas-feiras no horário do almoço para discussão de casos clínicos internos e compartilhamento de decisões clínicas. Assim, cumprimos um papel importante na atualização médica.

Para o próximo ano, além dessas atividades, outras estão previstas a fim de colocar nossos profissionais em dia com o que de mais recente se incorpora às boas práticas em oncologia! Um feliz natal a todos e um 2019 repleto de alegria!

Dr. Fernando Marin Torres|CRM/SP 52074
Diretor-clínico do CTO e
Diretor-administrativo do CTR

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui