Entenda as diferenças entre intolerância e alergia alimentar

300

Apesar de alguns de seus sintomas se confundirem, as causas são diferentes

Ser obrigado a maneirar em um alimento ou cortá-lo de vez do cardápio é uma realidade cada vez mais comum. A ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia revelou que aproximadamente 20% da população apresenta intolerância a algum alimento. Para realizar o tratamento de forma eficaz, é importante entender as diferenças entre intolerância e alergia alimentar.

A alergia alimentar é caracterizada por uma reação à determinada substância presente nos alimentos. Ao ingerir, a pessoa desenvolve sintomas imediatos na pele, no sistema gastrointestinal e/ou respiratório.

Elas podem ser leves ou até mesmo graves, podendo comprometer vários órgãos. Neste caso, é necessário que a pessoa pare de ingerir o alimento de forma definitiva.

Já a intolerância alimentar é uma resposta imune causada pela dieta hiperácida relacionada à flora intestinal, medicação, infecções, estresse, entre outros fatores. Os sintomas podem ser os mais diversos como problemas gastrointestinais, dermatites, dores articulares, enxaqueca, podendo surgir depois de alguns dias após a ingestão do alimento.

O tempo para o diagnóstico é lento, uma vez que é preciso fazer uma observação aprofundada da dieta do paciente.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui