Se você já ouviu uma gravação da sua voz e achou ela estranha, fique tranquilo, pois você não é o único! A maioria das pessoas odeia ouvir a própria voz. Você sabe por que isso acontece?

Quando falamos emitimos sons variados pela boca, naquele exato momento, as nossas cordas vocais vibram através do ar que expelimos. Essas vibrações criadas viajam por dentro de nossa cabeça, passando por músculos, ossos e chegam aos tímpanos. Assim, o que ouvimos, na verdade, é a nossa voz distorcida por essa série de elementos. Nesse caso, as frequências mais agudas dos sons são abafadas pelos nossos ossos. Isso dá a impressão de que a nossa voz é mais grave, pois, nossa cabeça tem influência em nossa voz.

Resumidamente, o som pode chegar aos nossos ouvidos de dois jeitos diferentes: conduzido pelo ar ou pelos ossos. A forma que descrevemos é realizada pelos ossos. Pelo ar, a sensação do som parece mais estridente ou agudo, por isso, ouvir nossa voz gravada nos causa estranhamento. Portanto, quando você ouve sua voz gravada, está ouvindo a versão com as vibrações que viajam pelo ar.

Já quando fala, o som é uma combinação de vibração do ar e dos ossos. Outras pessoas quando nos ouvem percebem a voz que viaja pelo ar, ou seja, a mais aguda. Quando falamos algo para alguém, o som é ouvido de forma diferente ao que nós mesmos escutamos. Podemos dizer que as pessoas a nossa volta ouvem nossa voz “real”.

Pensando nas queixas de voz em pessoas com perda auditiva, a Signia, marca premium de aparelhos auditivos, lançou em seus aparelhos o OVP™ (Own Voice Processing), que identifica a própria voz do usuário e a processa separadamente para distingui-la dos outros locutores, assim como os sons do ambiente, conseguindo, desta forma, proporcionar uma audição mais natural da própria voz para uma experiência auditiva prazerosa. Consulte a Sonido para mais informações.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Flávia-Araújo-Santos_Coluna-Qualidade-de-Vida.png

Flávia Araújo Santos
Fonoaudióloga (CRFª 2 – 11.140)
no Centro Auditivo Sonido

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui