5 filmes que entretém e ensinam

0
35

Sala de cinema ou de aula? Mais que entretenimento, os filmes podem ser um jeito interessante de aprender conteúdos importantes

O cinema é uma fonte de diversão de milhões de pessoas no mundo inteiro. Com narrativas que parecem não ter fim, existe sempre uma novidade nas telonas ou, principalmente agora com as plataformas de streaming, como a Netflix, na televisão.

A sétima arte, contudo, é muito mais que entretenimento. Com atenção, percebemos o quanto ela pode nos ensinar, mesmo quando os acontecimentos não têm base na realidade. Mas os famosos “baseados em fatos reais” fazem as vezes de professores, levando um pouco do que aprendemos na escola para o conforto do lar.

Abaixo, selecionamos 5 filmes com conhecimentos importantes para transmitir, em áreas como história brasileira e internacional, ciências e até matemática. Confira:

Olga (Brasil, 2004)
A produção retrata o período da Intentona Comunista, um movimento liderado pela ANL (Aliança Nacional Libertadora) e contrário ao governo de Getúlio Vargas, um dos presidentes mais marcantes (em diferentes perspectivas) do país. Naquele cenário, Olga Benário foi uma judia nascida na Alemanha e treinada para lutar em prol do comunismo na União Soviética – local onde conheceu Luís Carlos Prestes, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro. Dirigido por Jayme Monjardim, o filme é uma aula de história nacional e internacional, que mostra as extremas dificuldades que o casal enfrenta, resultando na deportação de Olga para seu país de origem, em pleno período nazista. Sua chegada ao Campo de Concentração é uma das cenas mais marcantes do longa.

Olga | Crédito: Divulgação
Olga | Crédito: Divulgação

Uma verdade inconveniente (EUA, 2006)
No formato de um documentário de grandes proporções – que chegou ao cinema e foi o primeiro do estilo a ganhar duas estatuetas do Oscar −, a produção é uma análise da questão do aquecimento global, apresentada pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Nele, são mostrados os mitos e os equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Uma lição que, a cada dia que passa, parece que mais gente precisa aprender.

5 filmes que entretém e ensinam | Crédito: Divulgação
Uma verdade inconveniente | Crédito: Divulgação

Tropa de elite (Brasil, 2007)
Aclamado pela crítica e pelo público, Tropa de Elite retrata a atuação específica de um órgão no Brasil, que afeta milhões de brasileiros há anos. Em 1997, um grupo de policiais e de um capitão do BOPE, que deseja deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto, tenta sobreviver a uma rotina truculenta. Por meio de paralelos, dois amigos de infância, que acabaram de se tornar policiais, também têm sua história retratada, destacando-se pela honestidade e honra ao realizar suas funções, enquanto ficam indignados com corrupção existente no batalhão em que atuam.

Tropa de elite | Crédito: Divulgação
Tropa de elite | Crédito: Divulgação

O menino do pijama listrado (Reino Unido, 2008)
Sendo uma produção mais recente (nem me fale que já foram 11 anos!), esse filme é um outro jeito de olhar para o mesmo período sombrio da história da humanidade retratado em Olga. Mas dessa vez, o protagonista é Bruno, um menino de 8 anos, filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Após mudar com a família para uma área isolada, ele conhece Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. O filme, que nos faz refletir e emociona (pode preparar a caixa de lenços), aborda a guerra por meio do olhar infantil, quem, mesmo sem entender os acontecimentos, é profundamente afetado.

O menino do pijama listrado | Crédito: Divulgação
O menino do pijama listrado | Crédito: Divulgação

A grande aposta (EUA, 2015)
Não, essa lista não é só para quem gosta de humanas! Esse filme, que também foi destaque no Oscar, é uma verdadeira aula de exatas, especialmente de finanças e sobre o mercado imobiliário – mas, baseado em fatos reais, não deixa de ser um ensino de história. O tempo da narrativa é o período que resultou na grande recessão norte-americana de 2008, quando Michael Burry, dono de uma empresa de médio porte, decide investir muito dinheiro do apostando que o sistema imobiliário nos Estados Unidos quebraria em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber desses investimentos, o corretor Jared Vennett percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro nessa conjuntura. É uma dinâmica intrincada, que afeta diretamente toda a sociedade.

A grande aposta | Crédito: Divulgação
A grande aposta | Crédito: Divulgação

Leia também: Sem desculpas para não ler!

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui