O futuro que já existe na China

279

Estamos acostumados com produtos made in China, vistos como algo barato e de baixa qualidade. Ainda há muita cópia, mas há também muita inovação em cima do que se produz

Vamos colocar em perspectiva a escala da China. Existem 1,4 bilhões de pessoas no mercado chinês. Isso, por si só, traz diversos desafios e oportunidades em termos de moradia, transporte, logística, entretenimento e tantos outros assuntos.

Considere agora que, nos últimos 10 anos, o número de chineses com mais de 10 milhões de yuans (cerca de US$1,5 milhão) em ativos investíveis cresceu nove vezes, chegando a mais de um 1,5 milhão de pessoas. E coloque em cima disso que alguns chineses fizeram fortunas bilionárias vindo de origens extremamente humildes. Com tudo isso, existe agora um espírito generalizado de querer trabalhar muito pesado na esperança de chegar aonde certas inspirações chegaram.

A vida na China não é fácil. Uma grande competição pela sobrevivência diária se tornou natural. Todo mundo está se provando um dia atrás do outro e, a cada momento, se a pessoa vacilar, existe alguém pronto para tomar o seu lugar. Além disso, o governo é soberano e determina diversos aspectos da vida das pessoas, incluindo uma censura a diversos produtos e serviços do ocidente, como Facebook e Google.

Durante décadas houve controle de natalidade, de acordo com o qual cada família poderia ter apenas um filho – dessa forma, diversas pessoas são filhas únicas e também netas únicas. No final, esse desespero por agarrar as oportunidades que existem no agora e essa necessidade de se adaptar focando no mercado interno, que é gigantesco por si só, acabaram por treinar o olhar do país para saber lidar com mudanças quase que em tempo real e criar soluções globais.

Além de inovarem nos modelos de entrega, diversas empresas estão criando produtos e soluções que mostram um futuro que já existe em diversos segmentos. No próximo artigo, listarei algumas das coisas que mais me chamaram a atenção.

Se tiver interesse, acesse: www.ofuturoquejaexiste.com.br

Bel Pesce
Empreendedora e escritora
bel@fazinova.com.br
@belpesce

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui