Gastronomia sustentável | Crédito: Divulgação
É importante fomentar atitudes que incentivem boas escolhas alimentares | Crédito: Divulgação

O que a comida que você serve ou consome diz sobre sua consciência sobre o meio ambiente? Ajude a criar um sistema alimentar e agrícola sustentável para o futuro a partir de sete princípios:

1) Livre-se de resíduos! Reduza o desperdício de alimentos, embalagens e economize energia, diminuindo o esforço e os recursos naturais usados para produzir esses alimentos.

2) Coma melhor! Opte por vegetais, frutas, grãos e leguminosas em vez de carne e laticínios, que passam por processos de produção não sustentáveis.

3) Compre alimentos locais e sazonais. Isso beneficia a vida selvagem e o campo, além de minimizar a energia usada na produção, transporte e armazenamento de alimentos.

4) Escolha produtos com certificação “sustentável”. Esse esquema para alimentos e bebidas gera um acordo justo para produtores.

5) Selecione peixes somente de fontes sustentáveis. As gerações futuras poderão comer peixe e frutos do mar se agirmos agora para proteger nossos rios, mares e as criaturas que vivem lá.

6) Obtenha o equilíbrio certo: precisamos reduzir o açúcar, o sal e a gordura, evitando ingredientes e processos questionáveis, como a modificação genética e alguns aditivos.

7) Plante seu próprio alimento, se possível.

Como cidadãos, podemos agir sobre todas essas questões, mas algumas medidas vitais estão além do nosso controle. Por isso, é importante que as empresas e os governos tomem atitudes para que as boas escolhas alimentares se tornem as mais acessíveis.

Alejandro Blanco
Coordenador do Espaço Gourmet
do RibeirãoShopping
, graduado em
International Culinary Arts and Food
Science pela University of West London

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui