• Mundo Zumm
  • Colunas
  • Zummcast
Início Colunas Investimento Impacto do juro real baixo: seu dinheiro pode valer menos!

Impacto do juro real baixo: seu dinheiro pode valer menos!

Esse indicador atingiu a mínima histórica e vem exigindo uma nova atitude do investidor

O cenário de juros baixos chegou para ficar, dando início a uma nova era no mercado financeiro brasileiro. Aqueles que estavam acostumados com o famoso “1% ao mês”, investindo em títulos de baixo risco, por exemplo, devem agora olhar as oportunidades de investimento de uma maneira diferente. Isso porque, após o último corte na taxa Selic, o juro real, aquele que de fato mostra o rendimento de um investimento, pode ser inferior a 1% anual.

O juro real nada mais é que a taxa básica de juros descontada a inflação. Ele serve para você saber quanto o seu investimento está rendendo. Portanto, é necessário descontar a desvalorização do dinheiro no tempo – que é a inflação. Frente a esse cenário, se você não prestar atenção em seus investimentos, o impacto da inflação pode fazer com que o seu dinheiro perca valor.

Um breve exemplo

Tendo em vista uma taxa Selic de 4,5% e uma inflação na casa de 3,5% ao ano, estamos falando de um ganho real em torno de 1% no período. Assim, se você investe na poupança hoje, por exemplo, ou em um CDB de algum banco que pague 85% do CDI (taxa de juros), o seu dinheiro renderá 3,15% e 3,82%, respectivamente.

Mas os números são diferentes quando avaliado o juro real. Com ele, o seu dinheiro renderá, ao ano, -0,35% (atenção: repare o sinal negativo) na poupança e +0,33% no CDB. É isso mesmo! Investindo na poupança, você poderá perder dinheiro. Isso significa que se você investe R$1 mil na poupança, ao final de 10 anos aplicado, você terá o equivalente a R$965.

Mas esse risco diminui muito se prestarmos atenção aos investimentos. Como ainda veremos novas mínimas de juros em breve, as carteiras precisam ser repensadas, diversificadas e otimizadas para gerar rentabilidade. O momento exige alternativas e investimentos em classes diferentes de ativo. Inclusive, correndo um pouco mais de risco.

Atualmente, 88% dos brasileiros ainda têm seu dinheiro na poupança e, na missão de ajudá-los a investir cada vez melhor, nossos assessores estão a postos para auxiliar os investidores sobre como agir respeitando o perfil de cada um.

Bruna Cantarella Rinaldi
Assessora de Investimentos da RP Capital
bruna.rinaldi@rpcapital.com.br
Facebook: RP Capital
Instagram: @rpcapitalinvest
www.rpcapital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!