Inova Ribeirão discutirá tendências tecnológicas para comércio e indústria

95

Evento terá painéis sobre transição tecnológica, gestão e financiamento da inovação, experiência do consumidor, macro tendências, e ainda irá abordar a Indústria 4.0 e a IoT – Internet das Coisas

Nos dias 16, 17 e 18 de julho, acontece no Senai, o Inova Ribeirão, evento que vai abordar temas ligados ao empreendedorismo e a inovação e aproximar as empresas dos principais provedores de soluções e de linhas de crédito. A programação conta com palestras, mesas redondas, e debates com especialistas de diversas áreas.

“A região de Ribeirão Preto tem um grande ecossistema de inovação nas empresas, nas Instituições de Ciência e Tecnologia e em startups, por isso, percebemos a importância de se criar um evento deste tipo com o objetivo de sensibilizar os empreendedores para que busquem conhecimento na área de inovação, pois é isso que vai definir a sobrevivência de uma empresa a médio e longo prazos”, afirma Dorival Balbino, presidente da ACIRP, empresa realizadora do evento, em parceria com Agência USP de Inovação, Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Supera, Sincovarp e Prefeitura.

Ecossistema tecnológico

O Inova Ribeirão é destinado a empresários, pesquisadores e instituições da região que desejam realizar negócios em inovação e fortalecer o ecossistema regional de desenvolvimento econômico e tecnológico.

Para Geciane Silva Porto, vice coordenadora da AUSPIN, Agência USP de Inovação, o evento é uma oportunidade de construir uma aproximação entre todos os atores do ecossistema de inovação. “Discutiremos em conjunto possibilidades de superar os desafios tecnológicos existentes para melhorarmos o desempenho das nossas empresas a partir da transferência de tecnologia da Universidade e Institutos de pesquisa”, comenta.

“Este evento é de muita importância para a cidade de Ribeirão Preto e região, pelo fato de mostrar muitas inovações que acontecem na nossa região, mas, não são divulgadas, além de colocar clientes e fornecedores de tecnologia frente a frente, proporcionando a cada um dos participantes atuar como provedor de solução em toda a cadeia produtiva”, completa Valdeir Donizete Borges, coordenador de atividades técnicas do Senai.

Confira a programação:

Dia 16:
O primeiro dia do Inova Ribeirão será dirigido ao setor da indústria. Serão discutidas a Indústria 4.0 e a IoT – Internet das Coisas. Painéis e palestras serão apresentados simultaneamente.
Sala 1: o evento terá início com o painel “Gestão da Inovação na Empresa: Desafio em tempos de disrupção permanente”, seguido por uma mesa redonda com especialistas da área; painel “Financiamento da Inovação e Modernização das Empresas”; palestra “Políticas Públicas de Apoio à Inovação – a visão dos governos”; painel técnico “Transição tecnológica: como sua empresa pode avançar rumo à indústria 4.0”; e uma palestra sobre inteligência artificial na indústria.
Sala 2: serão discutidas as tendências tecnológicas e parcerias em PD&I na indústria da saúde.
Sala 3: serão apresentadas palestras sobre inovação em processos produtivos na construção civil: Building Information Modeling – BIM e novos materiais para a construção civil.
Sala 4: minicurso “Nanotecnologia Aplicada em Produtos e Processos”.

Dia 17:
O segundo dia será voltado para o comércio varejista e o setor de serviços. Os participantes poderão debater assuntos como marketing tradicional e digital.
Sala 1: será tratado o tema “Transição digital em comércio e serviços multicanais – tecnologias e processos para vender mais e melhor” e os painéis “A construção da experiência do consumidor x funil de vendas multicanal”; “Macro Tendências Tecnológicas e novos modelos de negócios – oportunidades e desafios”; “Financiamento da Inovação”; “Gestão de relacionamento com o cliente: CRM, Big Data e Inteligência Artificial”; “Tendências tecnológicas para a gestão e integração do varejo físico e digital”.
Sala 2: o tema será inovação em serviços de alimentação: “Desenvolvimento de novas receitas e produtos: como planejar, executar e testar o potencial e conservação de alimentos”.
Sala 3: serão abordados os temas inovação em serviços de saúde e novas tecnologias.
Sala 5: será discutida a inovação para micro e pequenas empresas em dois minicursos do Sebrae: “Conheça o seu cliente para inovar” e “Da ideia à entrega”. À noite, no auditório principal, será realizado o Demoday Sebrae.

Dia 18:
O último dia será focado nas empresas inovadoras em estágio inicial, as startups.
Sala 1: serão apresentados os painéis: “O que as aceleradoras buscam em startups: Unicórnios, mas com espaço para Zebras e outros bichos”; “Financiamento da Inovação e modernização das empresas”; e “O que os investidores e órgãos de fomento buscam em uma startup”. À tarde, serão realizados encontro e mostra de startups.

Durante todo o evento, o Senai oferecerá a oportunidade de conhecer mais sobre Indústria 4.0 e IoT – Internet das coisas em duas escolas Móveis.

Serviço:
Inova Ribeirão
Data: 16, 17, e 18 de julho
Horário: a partir das 8h30
Local: Senai (Rua Capitão Salomão, 1813 – Campos Elíseos)
Ingresso: solidário, mediante a um pacote de fralda geriátrica.
Inscrição: pelo site Inova Ribeirão.

Leia também: Conheça os palestrantes confirmados do Inova Ribeirão

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui