“Juntos e shallow now” no marketing de oportunidade

83

As mídias digitais têm grande poder de abrir universos paralelos para quem sabe surfar em ondas como a do sucesso musical adaptado por Paula Fernandes e Luan Santana

Novos tempos, novos mapas! Já parou para pensar como o lançamento de uma simples música pode mexer com todo um ecossistema? Não apenas da cultura pop, mas também dos negócios. A versão brasileira da música “Shallow”, de Lady Gaga, produzida pelos cantores Paula Fernandes e Luan Santana, pode vir a se tornar o próximo hit mais assistido do Youtube no Brasil.

A música teve até uma boa estratégia de lançamento: com exclusividade no portal Hugo Gloss, referência no universo do entretenimento e grande presença digital. Assim, a palavra “shallow” rapidamente passou a aparecer entre as de maior interesse nas pesquisas do Google no país.

Mas o que podemos aprender com tudo isso? Que o digital tem sim um grande poder de abrir universos paralelos para quem sabe surfar em ondas como essa. Aproveitar sua viralização desenfreada que, nesse caso, se deu por meio dos diversos memes que se multiplicaram nas redes sociais, pode render bons cliques, relevância e atrair grande público para seu negócio.

Prazer, meu nome é marketing de oportunidade! Uma estratégia que vem se tornando eficaz no meio digital. Para isso, basta captar o que está acontecendo no mundo e usá-lo para aumentar o “buzz” de sua empresa, produto ou serviço, aproveitando uma audiência que está disponível e atenta ao conteúdo do momento. Mas o prato tem que ser servido quente. Deixar para o dia seguinte ou para a próxima semana para criar uma versão sua do assunto não trará o mesmo efeito.

Então, basta pular para fora da caixa, colocar a criatividade em ação, valendo até “trolar” a concorrência. O Padre Fábio de Melo, por exemplo, sabe bem disso. Foi só reclamar de um banco, que todos os outros vieram atrás dele. Oportunidade! Além do baixo custo, utilizar esse recurso do marketing pode levar sua marca para terras longínquas, conectar pessoas e reposicionar seu negócio junto ao consumidor. Experimente quando puder, use com moderação e vamos juntos − e shallow now!

Eduardo Soares
Professor e Especialista em Mídias Digitais e
Vice-presidente da APP Ribeirão
@edusoaresprof

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui