Leite vegetal x leite animal: Conheça os benefícios para a saúde

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Um dos grandes mitos inseridos em nossa cultura é o de que o leite animal é a única fonte de cálcio e que seu consumo é essencial para a saúde óssea.

Durante a vida acreditamos que, para manter uma alimentação equilibrada e a saúde em dia, é preciso consumir alimentos de origem animal, como a carne, ovos e leite.

O leite, principalmente, está presente desde a infância como alimento básico do cardápio. Um dos grandes mitos inseridos em nossa cultura é a de que o leite animal é a única fonte de cálcio e que seu consumo é essencial para a saúde óssea.

De acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde, a exclusão do leite de vaca na alimentação não é prejudicial para aqueles que seguem uma dieta balanceada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, alimentos como couve, repolho, brócolis e couve flor, são ricos em cálcio com absorção entre 50 e 60%.

Leite vegetal
O leite de soja é o leite vegetal mais comum e conhecido no mercado. O que poucas pessoas sabem é que dá para fazer uma infinidade de outros leites vegetais, gostosos e nutritivos, através da extração do suco de alimentos como castanhas e frutos.

Os produtos desse segmento são muito procurados por pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Ou mesmo aqueles indivíduos que por questões éticas, emocionais ou de saúde, decidiram parar de consumir alimentos de origem animal, como os veganos e vegetarianos estritos.

Quais os benefícios?
Os leites vegetais são muito nutritivos. Excelentes fontes de cálcio, potássio, vitaminas, antioxidantes e minerais. Possuem ação diurética, evitando retenção de líquidos e inchaço e excelente fonte de energia rápida, ideal para praticantes de atividades físicas.

Além de que podem ser utilizados com tranquilidade no dia a dia para o consumo direto ou no preparo de receitas.

Leite animal x leite vegetal
Em relação ao cálcio presente nos leites, tanto vegetal quanto animal, podemos comparar seus valores nutricionais. Confira:

  • Leite Vegetal Vida Veg – 330mg de cálcio em uma porção de 200ml
  • Leite animal enriquecido – 234mg de cálcio em uma porção de 200ml

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