Livro “Fermentação Selvagem: da origem ao preparo das cervejas”

163

Você já pensou que milho mastigado pode ser transformado em cerveja? A princípio pode ser um tanto quanto estranho! Mas, em Fermentação Selvagem, Sandor Ellix Katz mostra que este processo é mais normal do que se imagina

Em um capítulo dedicado apenas para falar sobre cervejas, o autor inicia-o contando sua experiência durante a produção da chicha (cerveja andina de milho mastigado). “Foi uma experiência bem interessante recrutar pessoas para mastigar milho comigo. A mim me parece uma aventura estranhamente íntima mastigar comida, cuspi-la e misturar tudo junto em um recipiente. Alguns amigos ficaram empolgados com o convite, mas os mais melindrosos ficaram enjoados só de pensar”, contou Sandor em um dos trechos da obra.

Também integram este capítulo a produção da cerveja de arroz, maltagem, bouza (cerveja egípcia), cerveja africana de sorgo e tesgüino. Todos os processos são detalhadamente explicados e trazem curiosidades ao leitor, além do modo de preparo da bebida, acompanhado por belas ilustrações.

Fermentação Selvagem inspira as pessoas a usar a cozinha como verdadeiro laboratório e transformar, por meio da fermentação, legumes em chucrute, leite em queijo e iogurte, cereais em pão e muito mais. Esta edição revista e atualizada apresenta ao leitor uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados. O livro traz receitas inéditas, além de atualizações na maioria das receitas originais.

Quem é o autor?

Sandor Ellix Katz é um revivalista da fermentação. Esse experimentalista autodidata mora no campo, no estado americano do Tennessee, e suas explorações no campo da fermentação têm raízes em seus interesses em culinária, nutrição e jardinagem. Este livro (publicado originalmente em 2003), ao lado de A Arte da Fermentação (2002) e das centenas de workshops que o autor conduziu ao redor do mundo, ajudou a consolidar o ressurgimento da arte na fermentação. Katz é ganhador do prêmio James Beard e autor na lista de best-sellers do The New York Times.

Detalhes sobre o livro:
Título: Fermentação Selvagem
Autor: Sandor Ellix Katz
Editora: SESI-SP
Páginas: 320
Preço: R$ 139,90

Leia também: Cervejaria Walfänger representa Ribeirão em guia “Where to Drink Beer”

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui