Monte seu Armário Cápsula em 5 passos!

86
armário cápsula | Crédito: Divulgação
Você mantém somente o que você usa e precisa de verdade | Crédito: Divulgação

Aprenda como montar e manter um armário minimalista, além de tirar o máximo proveito das suas roupas, em apenas cinco passos

Você já ouviu falar do guarda-roupa minimalista ou armário cápsula? Não? Pois saiba que essa ideia pode virar uma realidade na sua vida em breve. Isso porque ela tem tudo a ver com um estilo de vida mais sustentável, que prioriza um armário de qualidade – e não de quantidade – e que seja alinhado ao seu estilo.

No seu guarda-roupa minimalista você manterá somente o que você usa e precisa de verdade, nada de seguir listinhas de gurus da moda, o armário cápsula é você quem faz.

Criamos um passo a passo para você que deseja montar o seu, confira:

  1. Avalie tudo o que você tem: tire tudo de dentro do armário, espalhe sobre a cama e coloque de volta apenas o que você ama de verdade. Aqui, sinceridade é lei. Não vale a pena recolocar nas gavetas roupas pelas quais você tem algum apego emocional, mas não usa. Para ajudar, separe as suas peças em pilhas: as que vão ficar voltam direto para o armário e as que você não quer mais entram para uma pilha de doações ou vendas em brechós.
  2. Escolha o seu armário cápsula: a ideia original do armário cápsula determina que você deve ter, no total, 37 peças de roupa, contanto com sapatos – roupas de ginástica e banho não entram na conta. Mas, não se prenda a números, seja sincera com o que você precisa de verdade para manter no armário. Já com as peças que ficaram na seleção anterior em mente, pense o que precisa, definitivamente, entrar para o seu guarda-roupa agora: um vestido para o verão, uma calça, uma blusa de frio… Pense no que é essencial para complementar o que você já tem. Você pode, inclusive, pensar em uma proporção comum para um guarda-roupa saudável: três partes de cima para cada parte de baixo.
  3. Pense nas estações: com o seu guarda-roupa minimalista selecionado, o momento é encontrar um lugar para manter as peças das outras estações guardadas. Ou seja, se vamos entrar na primavera, deixe guardadas apenas as peças que serão usadas na primavera – casacos de inverno podem ser armazenados em outro lugar (como malas de viagem), para não ocuparem espaço ou ficarem empoeirados com o tempo em desuso. Essa ideia é interessante porque exige que você olhe novamente o seu guarda-roupa a cada virada de estação e, claro, adeque os seus looks conforme o tempo. É uma maneira de otimizar o que você usa e a sua forma de organizar as roupas. 
  4. Vai comprar? Priorize a qualidade, sempre: se você precisa comprar roupas novas para complementar o seu guarda-roupa da estação, a regra de ouro é priorizar peças de qualidade e que são atemporais. Ou seja, independentemente do seu estilo, elas são clássicas que não saem de moda e, por isso, podem ser guardadas e reutilizadas da próxima vez que a estação chegar. Para isso, é legal ter um pouco de planejamento, e pensar em, talvez, investir em modelos um pouco mais caros, mas que vão durar mais tempo. Pense a longo prazo e não só naquela blusinha incrível que você quer usar agora. É claro que tendências do momento também podem entrar nessa mistura, mas o principal é você montar uma base sólida e que vai durar muito mais do que só uma estação.
  5. Teste e comece de novo: com isso tudo feito, é o momento de testar o seu novo armário. Busque fazer o máximo de combinações possíveis com as peças que ficaram e entraram no armário, segure o cartão de crédito e brinque com o que você tem. Fazer fotos de looks diferentes na frente do espelho pode ser uma forma de estimular a sua criatividade e pensar em maneiras variadas de usar o que você tem agora. Descubra o que funciona, o que precisa ser adaptado e leve tudo em consideração para a próxima troca – dali a 3 meses.

O armário cápsula é um facilitador do seu dia a dia. Leve esse exercício com leveza e aproveite a oportunidade para descobrir mais sobre o que você gosta quando o assunto é estilo.  

Leia também: Cuidados na liquidação

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui