Encontros Plures Moura Lacerda traz Alexandre Sequeira para Ribeirão Preto

102

O artista dissertará sobre o seu mais recente trabalho, que reconstrói e reconta a vida de um morro carioca por meio de fotos feitas entre 1960 e 1980

O projeto “Encontros Plures Moura Lacerda” traz para Ribeirão Preto no dia 27 de março, a palestra sobre o processo criativo da obra “A Constelação de Tião – Uma experiência de democratização de imagens e construção de pertencimento”, de Alexandre Sequeira, renomado artista visual, mestre em Arte e Tecnologia e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPa (Universidade Federal do Pará).

“A Constelação de Tião” desenvolve-se a partir do acervo deixado por Sebastião Pires de Oliveira, o Tião, homem apaixonado pela fotografia, que com seu enorme carisma e eterna generosidade conquistou, através de sua lente, o Morro da Providência, na região central do Rio de Janeiro.

No acervo do retratista que foi entregue a Alexandre após chegarem ao MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), havia uma mala e algumas sacolas com documentos pessoais, ampliações fotográficas, negativos em cor e preto e branco e quase 200 monóculos fotográficos com imagens feitas entre as décadas de 1960 e 1980, que mostram a intensa e animada vida social da comunidade.

Alexandre Sequeira subiu o morro, procurou as pessoas fotografadas por Tião, ouviu suas histórias e refez imagens e percursos de 30 anos. Todo o processo criativo, histórias mais representativas, a reconstrução e a “recontação” das histórias destas pessoas chegarão ao público de Ribeirão Preto no dia 27 de março.

Serviço:
Palestra com Alexandre Sequeira
Data: quarta, 27 de março
Horário: 19h30
Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, 776 – Centro)
Entrada: gratuita
Inscrições: plataforma digital EventBrite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui