Reconhecido mundialmente, o pintor Candido Portinari é tido como um dos principais expoentes da arte no Brasil

A 30km de Ribeirão Preto, Brodowski guarda em uma charmosa casa de vilarejo, parte da memória e do trabalho do pintor Candido Portinari, nascido e criado ali – e que hoje edifica o Museu Casa de Portinari, cuja missão é preservar e divulgar o lar do artista e o legado nela contido.

A história afetiva da casa é o fio condutor do acervo do Museu, composto, por objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família, além dos trabalhos do artista produzidos nas próprias paredes, com as técnicas de afresco e têmpera. Entre elas o afresco “São Francisco de Assis Pregando” pintado em uma das paredes da varanda.

Candido Portinari|Crédito: Divulgação

É possível conhecer um pouquinho das obras do pintor realizando um tour virtual por meio de imagens interativas em 360 graus, pelo site da instituição.

Atividades culturais e recreativas

Durante todo o ano o Museu Casa de Portinari realiza uma programação especial que visa o incentivo cultural, o desenvolvimento artístico e social e a união entre as famílias. Confira a programação do mês de janeiro e programe a sua visita. Vale a pena conhecer!

Exposição: A Poesia de Portinari
Para celebrar os 115 anos de Candido Portinari e manter vivas a sua memória e obra, o Museu Casa de Portinari leva a sua poesia para diferentes espaços públicos de Brodowski por meio de uma exposição.
Período: até 10/03/2019
Locais: Praça Candido Portinari (Centro), Rua Floriano Peixoto até a Praça Martin Moreira (Centro) e Praça da Rua Armando Santos (Vila Nossa Senhora das Graças)
Horário: disponível para visitação ao ar livre

Férias no Museu: Brinquedos e Brincadeiras
Atividades que propõem diversão, criatividade, lazer e interação, afim de estimular o desenvolvimento artístico e social das crianças, jovens e adultos. Pula corda, pião, queimada, futebol de botão, dança das cadeiras e diabolô serão algumas das ações desenvolvidas na esplanada da instituição, além das oficinas de bilboquê, telefone com copo e chocalho. 
Período: 02 a 31/01/2019
Horário: de terça-feira a domingo, das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00

Família Legal
Aos finais de semana, as famílias que passam pelo museu participam de atividades especiais. Após a visita, os educadores propõem o desenvolvimento de ações como perguntas e respostas, quebra-cabeça, jogo da memória, entre outras atividades que complementam a visita e divertem. No final, recebem o certificado Família Legal.
Datas: 05, 06, 12, 13, 19, 20, 26 e 27/01/2019
Horário: das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00

Em janeiro acontece ainda a palestra “A História do Brasil nos Painéis de Portinari” e a atividade Domingo com Arte, que visa incentivar os artistas regionais e aproximá-los do público. Acesse o site do Museu Casa de Portinari e confira mais detalhes sobre a programação do ano todo.

Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Cândido Portinari, nº 298 (fica a 30 km do centro de Ribeirão Preto, no município de Brodowski)
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados e domingos, abre das 9h às 17h.
Telefone: (16) 3664.4284

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui