• Mundo Zumm
  • Matérias
Início Matérias Cidade NASA abre pré-inscrições para Hackathon em Ribeirão Preto

NASA abre pré-inscrições para Hackathon em Ribeirão Preto

Evento acontece, simultaneamente, em outras 200 cidades do mundo entre os dias 18 e 20 de outubro

O maior Hackathon do mundo, o NASA Space Apps Challenge 2019, acontece no RibeirãoShopping entre os dias 18 e 20 de outubro. Os participantes formam equipes e trabalham de forma intensiva para solucionar problemas reais em apenas 48 horas.

A competição reúne pessoas de diferentes idades e habilidades em várias cidades do mundo. A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela própria agência espacial americana, para serem utilizados nas soluções dos problemas da humanidade.

Na última edição do Hackaton, em 2018, foram 18 mil participantes, em 186 cidades de 69 diferentes países. A primeira edição do evento aconteceu em 2012 e esta é a primeira vez que acontece em Ribeirão Preto. De acordo com um dos organizadores do evento, Clayton Guimarães, “a edição em nossa cidade já nasce muito especial. Além de abrigar um dos maiores hackathons do país, o evento dispõe do nome forte da NASA para gerar impacto no ecossistema local de inovação, promovendo atividades de conexão entre as pessoas da região, trazendo experiências gratuitas para o público vivenciar e entender melhor o setor”, ressalta Clayton.

Além disso, as possibilidades se estenderão pós-evento, nas quais os participantes terão a chance de aplicar as soluções criadas em projetos concretos. “Outro grande legado são as oportunidades de mapeamento e contratação de talentos pelas empresas e startups da região”, explica Clayton.

Outras 25 cidades brasileiras também recebem a maratona do Hackathon, como Foz do Iguaçu/PR, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Fortaleza/CE, Campina Grande/PB e Manaus (AM).

Em Ribeirão, o NASA Space Apps Challenge 2019 traz a Hackateen, que é um laboratório de robótica da LEGO, arena de realidade virtual, praça de networking, workshops e palestras voltados para adolescentes de 13 a 17 anos.

O objetivo do evento é reunir as comunidades tecnológicas presentes na cidade. “Nós convidamos todas os grupos que representam entidades e movimentos, como o IXDA e Google Developpers Group, além de escolas de robótica e programação para a prática de lançamento de foguetes”, explica Guimarães.

Inscrições

As pré-inscrições para o Hackathon e o Hackateen já estão abertas e devem ser realizadas até quinta, 10 de outubro, pelo site do evento. As vagas são gratuitas e limitadas.

Palestrantes Hackathon

Gabe Gabrielle
Ex-diretor de Engenharia do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos, bem como atuou como empreiteiro e engenheiro do Kennedy Space Center para a NASA, onde foi membro do Speakers Bureau por 10 anos.

Wanderley de Abreu Junior
CEO na Storm Security & Safety Systems, já invadiu a agência espacial americana antes de trabalhar lá. Atuou em órgãos ligados a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na Coordenadoria de Investigações Eletrônicas do Ministério Público do Rio.

Jonny Carlos da Silva
Professor de Engenharia Mecânica na UFSC, com pós-doutorado na NASA, trabalhou na agência espacial na área da Inteligência Artificial. Também é escritor e coordenador do PosMEC – Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica.

João Paulo Guerra Barrera
Ele é o mais jovem do mundo a discursar e o primeiro brasileiro a vencer um concurso mundial da agência espacial dos Estados Unidos, tornando-se embaixador da empresa.

Leandro Baroni
Professor e doutor na área de Engenharia Aeroespacial na UFABC e coordenador de projetos envolvendo pesquisas e experimentos com Nanossatélites. Além disso, coordena uma equipe na competição CubeDesign do INPE.

Schwarza
Divulgador científico, escritor e youtuber, no qual compartilha vídeos sobre astronomia, ciência e filosofia.

Sergio Sacani sancevero
O criador do blog Space Today é doutor em Geociências pela Universidade de Campinas, atualmente trabalha na Landmark como especialista em Geologia.

Tiago Mattos
Lidera a Aerolito, empresa que explora cenários futuros por meio de uma metodologia original e já criou projetos experimentais sobre realidade virtual, robótica e inteligência artificial. 

Jefferson Michaelis
Presidente da Fundação Michaelis para Educação Global, diretor da Câmara de Comércio da ligação Brasil-Flórida e conselheiro sênior dos programas globais STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) da KSC International Academy.

Ned Oliveira
Referência na divulgação científica em ambientes virtuais.

*Marco Pontes
Tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB). Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço. Atualmente, é Ministro da Ciência e Tecnologia no Brasil.
*(a confirmar)

Ivair Gontijo
Trabalha na agência especial americana, diretamente ligado às missões de exploração a Marte, também participou dos projetos que levaram o veículo Curiosity ao planeta, e é autor do livro A Caminho de Marte: A incrível jornada de um cientista brasileiro até a NASA.

Leia também: Confira as atrações do Ribeirão Country Fest 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!