Neuroplasticidade: como ela ajuda pessoas com perda auditiva

102

Essa capacidade é um processo involuntário do nosso corpo, especialmente do cérebro, que acontece o tempo todo, mas também pode ser estimulado

A neuroplasticidade é a capacidade do nosso cérebro de se adaptar às mudanças conforme nossas necessidades. Isso acontece por meio da reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, sociais e físicas, como privações e até lesões.

E, assim como outras partes do corpo que precisam ser exercitadas para termos bom condicionamento físico, existem maneiras de estimular o cérebro para que ele continue exercendo suas funções.

Na questão auditiva, pode ser observado, nos estágios iniciais da perda auditiva em adultos, alterações na neuroplasticidade cortical. Nesse processo, o cérebro tende a diminuir as partes relacionadas à audição e pedir auxílio a outras áreas, as quais começam a processar impulsos relacionados ao som, substituindo ou compensando aquelas que diminuíram e que seriam usadas para a audição. Mesmo que o grau de perda auditiva seja leve, pode causar alterações secundárias no cérebro.

Dessa forma, é importante realizar testes e usar aparelho auditivo assim que a perda for identificada. A utilização do mesmo beneficia aspectos emocionais, sociais e intelectuais, refletindo de forma significativa na qualidade de vida. A rapidez nos processos ajuda a proteger a reorganização do cérebro, que pode acontecer com mais facilidade.

Duas dicas simples para estimular a neuroplasticidade

  • Faça seu cérebro pensar: vale, por exemplo, mudar sua rota até o trabalho, tomar banho de olhos fechados a fim de estimular outros sentidos e fazer com a mão esquerda tudo aquilo que se está acostumado a fazer com a direita. Todas as atividades que afetam sua zona de conforto e fazem seu cérebro trabalhar são bem-vindas!
  • Cuide de seu bem-estar: ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos é só o começo! Também é válido frequentar ambientes que ofereçam tranquilidade ao corpo e à mente.

Mais informações: Centro Auditivo Sonido (Rua Casemiro de Abreu, 576, Ribeirão Preto/SP).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Flávia-Araújo-Santos_Coluna-Qualidade-de-Vida.png

Flávia Araújo Santos
Fonoaudióloga (CRFª 2 – 11.140)
no Centro Auditivo Sonido

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui