O poder das leguminosas

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O poder das leguminosas | Crédito: Divulgação
São ricas fontes de fibras e vitaminas | Crédito: Divulgação

Rica fonte de fibras e vitaminas do complexo B, elas são os frutos ou sementes de uma família de plantas chamada Fabaceae. Fonte de proteína vegetariana, as leguminosas têm benefícios para a saúde, incluindo a redução do colesterol e a diminuição dos níveis de açúcar no sangue. Vamos conhecer algumas?

Feijão preto: rico em magnésio, tem textura aveludada e sabor sutilmente adocicado que combina com sabores defumados, como bacon ou chipotle. Pode ser encontrado em versões secas ou enlatadas.

Feijão fradinho: pequenos, gordos e manchados, esses grãos são uma excelente fonte de folato (importante nutriente para gestantes), além de ser ótimo para acompanhar carnes salgadas, como bacon e presunto.

Feijão cannellini ou branco: também conhecido como feijão branco italiano, é cremoso e delicadamente aromatizado.

Feijão vermelho: conhecido por sua pele avermelhada e interior branco, contém proteínas, ácidos graxos, ômega-3, ferro e antioxidantes.

Feijão carioca: de coloração castanha clara, possui quantidades substanciais de fibra e proteína. Seu sabor terroso e textura suave funcionam bem em molhos e ensopados.

Grão de bico: consumido mais que qualquer outro feijão no mundo! Redondo e firme, com um sabor de nozes, serve de base para fazer húmus.

Lentilha: pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue, melhora a saúde do intestino e diminui a taxa de esvaziamento do estômago, o que pode auxiliar na digestão e prevenir picos de açúcar no sangue.

Broto de lentilha: bom para o coração, reduz o colesterol LDL (“ruim”) e aumenta o colesterol HDL (“bom”).

Alejandro Blanco
Coordenador do Espaço Gourmet
do RibeirãoShopping
, graduado em
International Culinary Arts and Food
Science pela University of West London

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