O que publicidade, IOT, 5G e dispositivos de voz têm em comum?

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A nuvem é a nova locomotiva que ganha espaço em qualquer negócio, permitindo acesso a uma infinidade de recursos, sem o armazenamento físico e limitado do conhecimento

Segundo estudos da TI Inside e da IOT Bussiness Forum, divulgados pelo Meio & Mensagem, teremos 35 milhões de dispositivos conectados no mundo até 2025. Esse “boom” da internet das coisas já vem revolucionando o modo como usamos a rede e aponta um caminho cada vez mais conectado. Então, como unir tecnologia e estratégias para aumentar a conexão da experiência do usuário às expectativas de consumo?

A nuvem é a nova locomotiva que ganha espaço em qualquer negócio, permitindo acesso a uma infinidade de recursos, sem o armazenamento físico e limitado do conhecimento. Essa evolução vai desde seu trabalho (esqueça caixas e papéis. Suba tudo para a nuvem e tenha acesso em todo lugar), até filmes e músicas (bye-bye, CD e DVD. Olá, smartTV e celulares, com aplicativos e catálogos de infinitos conteúdos e playlists).

O próximo passo está exatamente na tal nuvem. A Amazon já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos de voz Alexa – aquelas caixinhas conectadas, que entregam, a partir de comando em áudio, tudo o que você precisa. Segundo Rafael Kiso, CEO da Mlabs, o número de ações do Assistente do Google aumentou cerca de 2,5 vezes em comparação ao ano passado.

Aqui no Brasil, diversas empresas estão aproveitando a capilaridade do próprio Android para criar seus assistentes de voz. Skol, Youse Seguros, Vivo, G1, Bradesco, Magazine Luiza, Sebrae, entre outras marcas, já têm seus “bots” dentro desse canal. E agora a publicidade de áudio digital começa a ser testada para tais dispositivos: anúncios interativos, em que os ouvintes podem conversar com a publicidade e pedir à Alexa que adicione produtos em seus carrinhos de compras, entre outras funções.

Para isso, precisamos que o 5G chegue logo para melhorar as conexões em tempo real, marcas que queiram entrar de cabeça em soluções para melhorar a vida das pessoas e que transformem publicidade em conteúdos cada vez mais interativos para consumidores cada vez mais conectados.

Eduardo Soares
Professor e Especialista em Mídias Digitais e
Vice-presidente da APP Ribeirão
@edusoaresprof

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