• Mundo Zumm
  • Colunas
  • Zummcast
Início Colunas Investimento O risco é o Brasil dar certo

O risco é o Brasil dar certo

A economia global vem passando por um forte processo desinflacionário que levou diversos bancos centrais a introduzirem agressivos estímulos monetários

Todos os dias, clientes procuram a RP Capital em busca do famigerado rendimento de 1% ao mês, sem risco e com liquidez imediata. E, todos os dias, é preciso repetir dois fatos importantes:

  1. Deve-se avaliar o juro real (nominal descontado a inflação);
  2. O Brasil mudou.

Desde o Plano Real, a taxa de juros nominais no país esteve na média de dois dígitos. Ou seja, diversos investimentos em renda fixa rendiam (nominalmente) acima das expectativas dos investidores.

No entanto, desde a crise econômica de 2008/2009, a economia global vem passando por um forte processo desinflacionário que levou diversos bancos centrais ao redor do mundo a introduzirem agressivos estímulos monetários − trabalhando, sobretudo, com juros extremamente baixos.

No Brasil, a forte crise econômica associada ao número recorde de desempregados e à baixa inflação tem estimulado os juros na casa de um dígito (atualmente em 6,50%) e, aparentemente, deve permanecer assim por um bom tempo. Talvez, vivenciaremos juros reais parecidos com os da Colômbia, do México e do Peru (entre 1,00% e 3,50% ao ano).

Portanto, para os investidores rentabilizarem melhor os seus recursos – especialmente se o Brasil der certo – é fundamental mais atenção, esforço e conhecimento sobre o assunto.

Luiz Antonio Fukuhara Filho
Assessor de Investimentos da RP Capital
luiz@rpcapital.com.br
Facebook: RP Capital
Instagram: @rpcapitalinvest
www.rpcapital.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!