Obras restauradas dos Museus Histórico e do Café são expostas no RibeirãoShopping

101

As 30 pinturas, feitas entre 1912 e 1954, mostram locais históricos de Ribeirão Preto   

O RibeirãoShopping recebe a mostra “Obras do Projeto Restauração do Acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto” até segunda, 07 de outubro.

A exposição reúne 30 obras restauradas, datadas entre 1912 e 1954, que mostram locais históricos em Ribeirão Preto, como a Praça XV, sede da Fazenda Monte Alegre, Praça das Bandeiras, antiga estação da Mogiana e as antigas casas da cidade. Além disso, os visitantes encontrarão retratos de personalidades históricas, como Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais e Antônio Diederichsen.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Ribeirão Preto em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

Museu do Café

Com o objetivo de contar a história do Ciclo do Café em Ribeirão Preto e no Brasil, Plínio Travassos dos Santos começou a recolher e colecionar objetos sobre a cultura do “ouro verde”.

Em 20 de janeiro de 1955, já com um número significativo de artigos, foi inaugurado o Museu do Café de Ribeirão Preto, instalado provisoriamente, em três salas e três corpos das varandas que circundam o edifício do Museu Histórico.

O prédio oficial foi inaugurado oficialmente em 26 de janeiro de 1957.

Museu Histórico

O Museu Histórico surgiu por iniciativa do seu patrono, Plínio Travassos dos Santos, no ano de 1938. Com o objetivo de trazer cultura a Ribeirão Preto, Plínio começou a recolher elementos para a formação do acervo inicial. Todo o material conseguido, a maioria por doação, era recolhido em sua residência.

Mais tarde, por falta de espaço, distribuiu algumas peças, principalmente aquelas de caráter decorativo como pinturas, esculturas, desenhos e cerâmicas, pelas dependências da Prefeitura. Já com um considerável número de peças, o acervo foi transferido para uma sala no Bosque Municipal.

A criação do museu foi oficializada através da Lei Municipal n.º 97, de 01 de julho de 1949, sendo aberto ao público em 28 de novembro de 1950.

Leia também: Vanessa da Mata faz show em Ribeirão Preto

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui