Oleaginosas: uns dos itens mais desejáveis da dieta saudável | Crédito: Divulgação
As oleaginosas possuem gorduras boas, minerais, fitoquímicos e um elevado valor nutritivo | Crédito: Divulgação

Grupo alimentar ajuda a manter a saúde em dia, no entanto, é necessário ter cautela no consumo

As oleaginosas compõem a dieta de uma pessoa que deseja ter uma alimentação saudável, já que são cheias de nutrientes. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre suas propriedades e consumo. Você sabe quais alimentos fazem parte desse grupo?

As castanhas, amêndoas, pistache, nozes, avelã e amendoim fazem parte das oleaginosas, que são fontes de gorduras boas, minerais, fitoquímicos e um elevado valor nutritivo. Podem ser consumidos in natura e caem muito bem em diversos pratos, tanto os salgados quanto os doces

Por possuírem gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, são ótimas para a saúde, ajudando a manter níveis adequados de colesterol, contribuem com a saúde cardiovascular, reduzindo risco de desenvolver doenças, é boa para imunidade e melhora a circulação sanguínea.

A nutricionista da Banca do Ramon, Nathália Gazarra, dá dicas de cuidados na hora de comprar. “É importante olhar se estão esbranquiçadas ou moles, pois esse é o sinal que há fungos. O ideal é escolher por lugares que sempre fazem a troca de estoque, dessa forma não estarão expostas por muito tempo, evitando contaminação. Outra solução é comprar as oleaginosas embaladas a vácuo”.

Além disso, Nathália ressalta a importância de consumir em quantidades adequadas, uma vez que “por serem ricas em gordura, o consumo exagerado pode levar ao ganho de peso corporal”.

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