Ômega 3 contribui para uma boa saúde do corpo e da mente

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Presente em peixes de águas frias e profundas, como: atum, sardinha, salmão, bacalhau, na semente de linhaça e de chia, no abacate, no azeite de oliva ou mesmo em cápsulas para ser consumido de uma maneira prática e frequente, o ômega 3 ganhou muito destaque nos últimos anos devido às várias pesquisas que comprovam os seus diversos benefícios para o organismo.

Conhecido principalmente pela sua ação positiva na saúde cardiovascular, trata-se de uma gordura poli-insaturada precursora de compostos que protegem veias e artérias. “Dessa maneira, contribui para um organismo mais saudável e livre de doenças”, fala o médico nutrólogo, Nataniel Viuniski, especialista em obesidade.

Outro benefício oferecido vem da afinidade dele com os tecidos do sistema nervoso, sendo um importante alimento para o bom funcionamento do cérebro e da saúde cognitiva, já que as membranas que cobrem os neurônios contêm quantidades elevadas desse tipo de ômega-3 e agem atuando na transmissão de informações no sistema nervoso. Além disso, o DHA, um ácido graxo do tipo de ômega-3, beneficia a saúde dos olhos e é muito importante para a grávida e para a formação do feto.

O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada. Ele representa uma família de ácidos graxos e é composto por três variedades: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA). Entre os benefícios mais reconhecidos do ômega 3 está a proteção da saúde cardiovascular e cerebral.

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