Início Matérias Esportes Origem e regras do Badminton

Origem e regras do Badminton

Apesar de ainda ser pouco popular, o esporte vem ganhando novos adeptos todos os dias

Você já praticou ou conhece alguém que joga Badminton? Bastante comum na Ásia, o lembra muito o tênis, principalmente por utilizar raquetes e ser dividido por uma rede. Ele também pode ser jogado por dois ou quatro atletas.

Apesar das semelhanças, o Badminton tem suas peculiaridades. Por exemplo: em vez da bola, os praticantes utilizam uma peteca chamada “birdie” ou “volante”. Uma única jogada pode chegar a incríveis 300km/h, colocando o esporte de raquete no posto de mais rápido do mundo.

Mas onde surgiu?

Os primeiros relatos do esporte surgiram na Índia, onde era conhecido como “Poona”. Os britânicos que ali viviam gostaram da prática e a levaram ao Reino Unido no século XIX. No entanto, vale destacar que um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga, sendo considerado, assim, o pai do Badminton moderno.

O nome da atividade está relacionado com a Badminton House, propriedade do Duque de Beaufort’s, onde foi jogado pela primeira vez. A partir daí, sua popularidade cresceu e atingiu outros países da Europa, Ásia e América. No Brasil, o Badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade venha crescendo.

Esporte oficial

A Federação Internacional de Badminton surgiu em 1934, na Inglaterra. Atualmente, o nome desse órgão é Federação Mundial de Badminton (BWF), tendo mais de 130 países como membros. Entre eles, China, Indonésia, Coréia e Malásia, que são destaques na atividade.

No Brasil, a primeira partida oficial de Badminton foi realizada em São Paulo no início da década de 80. Além disso, a categoria só foi inserida nas Olímpiadas 10 anos depois, com sua estreia em Barcelona, em 1992.

Como se joga?

  • O Badminton é baseado no saque e na defesa. O campo ou a quadra são divididos por uma rede que está cerca de 1,55m do solo;
  • Uma partida possui três sets de 21 pontos cada. Vence o jogo quem fizer dois sets primeiro;
  • Leva o ponto quem deixar a peteca tocar no território adversário.

Patrocínio São Francisco - Portal Zumm 698x86

Leia também: Bolsa Atleta: conheça mais sobre esse programa de incentivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!