• Mundo Zumm
  • Colunas
Início Colunas Agronegócio Os benefícios da economia circular na produção de alimentos

Os benefícios da economia circular na produção de alimentos

Um dos temas mais trabalhados hoje, no mundo, nas áreas de agricultura, agronegócios e alimentos é o da economia circular, por sua contribuição com a sustentabilidade econômica, ambiental e de pessoas

Muito trabalhado já nos países europeus, o conceito de economia circular envolve a integração de atividades, de modo que o subproduto ou resíduo de uma atividade se torne o insumo de outra, aproveitando materiais e reduzindo impactos ambientais.

Como exemplo, temos o esterco produzido por animais confinados se tornando fertilizante para a agricultura; resíduos vegetais, como bagaço de laranja ou casca de uva, sendo incorporados na ração animal; água com dejetos de peixes sendo utilizada como biofertilizante para pastagens – esses, inclusive, utilizados pela economia circular adotada em propriedades brasileiras.

Uma história interessante no Brasil ocorre em Quirinópolis (GO), onde o grupo SJC colocou ao lado da tradicional usina de cana uma outra que processa milho e faz etanol. Vejam só: antes tínhamos apenas a cana que, processada, gerava etanol, açúcar e bagaço, o qual, queimado nas caldeiras, gerava eletricidade para a unidade industrial funcionar. Agora, com a unidade anexa processando milho, cada tonelada gera 400L de etanol, 300kg de DDG (composto proteico úmido, como se fosse um bagaço) e outros produtos.

A presença desse grande volume de material proteico (subprodutos do processamento) serve de ração animal e estimula a pecuária de corte (confinamento) e de leite, que geram esterco, o qual, por sua vez, é tratado e volta à cana e ao milho como fertilizante. E a unidade industrial que processa o milho usa a energia do bagaço da cana para rodar.

Me encantam esses modelos e temos muito ainda que crescer com eles. São sustentáveis, e geram valor e renda para as comunidades do entorno.

Marcos Fava Neves
Engenheiro Agrônomo
Professor da FEARP/USP e EAESP/FGV
favaneves@gmail.com
www.favaneves.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!