Início Matérias Educação Os desafios da nova geração

Os desafios da nova geração

Tecnologia, inovação, educação e família: o ensino nos tempos de hoje é desafiador!

Para as crianças da era digital, a sala de aula deve oferecer “algo a mais”; ou seja, uma novidade, algo que vá além dos livros, em um ambiente acolhedor que promova seu desenvolvimento integral, respeitando a individualidade de cada um no processo de ensino/aprendizagem – esse é um dos desafios da nova geração.

O grupo Queiroz Brunellli segue esse perfil de ensino e conta com quatro escolas de Educação Infantil, conhecidas como unidades Primeiros Passos. Com três delas localizadas no Boulevard, Castelo e Ribeirânia, elas dispõem de projetos inovadores que acompanham os pequenos alunos desde o berçário. Esse trabalho tem continuidade no Ensino Fundamental I e II (1°ao 9° ano), também oferecido na unidade Colégio Queiroz Brunellli da Lagoinha.

Atendendo às necessidades das famílias, as escolas contam com um atendimento de período integral, que as tornam uma extensão da casa do aluno. Inseridas nesses ambientes seguros, as crianças desenvolvem, além dos conteúdos curriculares, atividades físicas e artísticas, que asseguram sua socialização e seu desenvolvimento saudável e intelectual.

Os alunos também possuem acompanhamento na realização das tarefas diárias, como estudos, rotinas de alimentação e de higiene, baseadas nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que visa à formação e ao desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.

Aluno Bilíngue 2020

Além do projeto “Aluno Bilíngue 2020”, que tem como objetivo principal desenvolver nas crianças do Ensino Fundamental I as habilidades necessárias para a fluência na língua inglesa, Nilcéia Queiroz Brunelli, mantenedora do grupo, se mantém em contato com a educação mundial, para trazer, implantar e adaptar, à nossa realidade, o que há de mais inovador na área, mantendo e oferecendo excelência na prestação do serviço.

“Além no investimento na atualização da equipe pedagógica das quatro unidades, busco inspiração e ideias nos modelos de educação em mais de 20 países referência em educação, entre eles Japão e Estônia”, ressalta a diretora, que, em 2021, participará nos Estados Unidos (Seattle e Nova York) de um curso voltado para os conhecimentos em nova gestão, inovação e tecnologia. Segundo ela, as viagens de capacitação oportunizam seu aprimoramento e melhor investimento de recursos para atender a expectativa de alunos, famílias, professores e colaboradores.

Entre as ideias trazidas e implantadas nas escolas, estão à intensificação nos projetos de leitura e o ateliê de Artes (Lagoinha), projetado em perspectiva para ter visão da área externa, incidência de luz natural e espaços de música, arte e teatro.

Tecnologia em sala de aula

Mesmo com a implantação de alguns recursos tecnológicos, como lousas interativas, salas multimídias, Realidade Aumentada e sistema QR Code (importantes ferramentas de apoio para a aprendizagem que permitem a interação do mundo real com o mundo virtual), a essência fundamental e que é referência nas unidades Primeiros Passos e no Colégio Queiroz Brunelli, depois de 20 anos de história, permanece a mesma.

“Presamos pela dedicação, acolhimento e olhar diferenciado ao aluno e às famílias, na continuidade da sua trajetória estudantil, que contam com a parceria na formação do aluno e futuro cidadão do mundo. Um excelente indicativo são os alunos que saem do 9° ano/Ensino Fundamental II e alcançam excelentes colocações em disputados concurso de bolsas e conquistas brilhantes, como vaga na cobiçada instituição de ensino da Força Aérea Brasileira: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em Barbacena (MG). Entre 22.788 jovens inscritos no concurso, para apenas 180 vagas, um aluno do 9° ano garantiu a sua vaga, sem a ajuda de curso preparatório”, finaliza Nilcéia.

Atividades de artes realizadas durante as aulas do Integral | Crédito: Zoro Seixas

Leia também: Ventilação e iluminação naturais ajudam no desempenho escolar

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui

MAIS LIDAS DA SEMANA

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!