Pelo prazer de estar vivo!

108

Programa “Viva a Vida” trabalha na promoção da valorização dos aspectos positivos da vida

Compreendemos que as situações do cotidiano, como discussões no trânsito e em filas de banco, são fontes de perturbação do bem-estar, que podem conduzir ao estresse. Comumente associado a algo ruim ao nosso desenvolvimento, ele pode servir de alerta e mesmo impulsionar novas descobertas e atitudes inovadoras, promotoras de melhores resultados de desenvolvimento humano, a depender dos recursos do indivíduo e do ambiente. Nos contextos de aprendizagem formal, observamos altos níveis de estresse vivenciados por aqueles envolvidos no processo de aprendizagem, seja professor, aluno e familiares.

As IES (Instituições de Ensino Superior) não estão isentas e muitas vezes, identificamos professores com altos índices de estresse e alunos com dificuldades de adaptação ao novo momento de sua vida, advindos de transtornos de ansiedade ou depressão e até mesmo de ideações e tentativas de suicídio. Frente a esse cenário, algumas IES têm desenvolvido programas para a melhoria da adaptação e da convivência em ambiente universitário.

O Centro Universitário Barão de Mauá desenvolve o Programa “Viva a Vida”, com ações que envolvem professores e alunos na promoção da valorização dos aspectos positivos da vida, sensibilizando a comunidade para o prazer em estar vivo. As ações vão desde bate-papos sobre o cotidiano e o enfrentamento saudável das situações conflitantes, bem como atividades de dramatização, gincanas estudantis e musicais, que ocorrem no horário do intervalo das aulas, desenvolvidas por professores e alunos de diferentes cursos.

E ainda, no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida, as ações do programa são desenvolvidas junto à comunidade, com a proposta de difundir que se viva a vida e que tenhamos a alegria e a coragem de vivê-la!

Profa. Dra. Marlene Trivellato Ferreira
Coordenadora do curso de
Pedagogia da Barão de Mauá
marlene.trivellato@baraodemaua.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu Comentário
Por favor coloque seu nome aqui